Artur Jorge, técnico português que conquistou a Taça Libertadores e o Campeonato Brasileiro pelo Botafogo, foi eleito o melhor treinador da América do Sul em 2024. O prémio, atribuído pelo jornal uruguaio El País, foi entregue a Artur Jorge em Braga, onde o treinador foi homenageado.
Artur Jorge recebeu 48% dos votos, superando a concorrência de outros nomes de destaque, como Gustavo Costas (Racing), Lionel Scaloni (seleção da Argentina), Diego Aguirre (Peñarol) e Gustavo Alfaro (seleção do Paraguai). «Senti-me muito orgulhoso com esta distinção», afirmou Artur Jorge, que está muito perto de trocar o Botafogo pelo Al Rayyan do Catar. O técnico português referiu que ainda tem contrato em vigor com o clube brasileiro, mas as conversações para a sua transferência estão «muito adiantadas».
Artur Jorge é o segundo português a receber este prémio, depois de Abel Ferreira, que foi distinguido em 2021 quando treinava o Palmeiras. O treinador do Botafogo destacou-se pela conquista da Taça Libertadores e do Campeonato Brasileiro, tendo sido fundamental para o sucesso do clube carioca.
Além de Artur Jorge, outro destaque do futebol sul-americano foi Luiz Henrique, também do Botafogo, que foi eleito o 'rei da América', superando nomes como Messi, Savarino, Quintero (ex-FC Porto), Thiago Almada e Leo Fernández. A melhor equipa da temporada conta ainda com outros jogadores conhecidos do futebol português, como Battaglia, Alex Telles e Quintero.