Reforço para o ataque
Apesar de ainda não ter arrancado oficialmente o mercado de transferências de inverno, o SC Braga já se movimentou no sentido de reforçar o seu plantel. Os minhotos anunciaram a contratação de Fran Navarro, avançado espanhol que pertence ao FC Porto.
Em comunicado oficial, o SC Braga revelou os termos do negócio: «O avançado espanhol chega proveniente do FC Porto por empréstimo até final da época, com opção de compra de 3 milhões de euros. Caso esta cláusula seja exercida, o atacante de 26 anos assinará um contrato válido por quatro temporadas com o SC Braga (até 2029), ficando blindado por uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros».
Regresso a Braga
Fran Navarro, conhecido como «El Toro», regressa assim ao Minho, onde representou o Gil Vicente por duas temporadas, entre 2021 e 2023, tendo-se destacado com 37 golos em 78 jogos. Após essa passagem, o avançado espanhol rumou ao FC Porto, em 2023, por sete milhões de euros, mas não conseguiu corresponder às expectativas, tendo disputado apenas 17 jogos e marcado um golo.
Numa nova etapa no Minho, Fran Navarro «integra de imediato os trabalhos do plantel do SC Braga e é mais uma opção válida para a formação liderada por Carlos Carvalhal», pode ler-se no comunicado do clube.
Termos do empréstimo
Segundo os comunicados dos clubes, o FC Porto cede Fran Navarro por empréstimo ao SC Braga pelo valor total de 300 mil euros, sendo os bracarenses responsáveis pela totalidade do salário do atleta durante o período de empréstimo.
Além disso, o acordo prevê uma opção de compra por parte do SC Braga de 100% dos direitos económicos do atleta por 2,7 milhões de euros, acrescidos de uma remuneração variável de 250 mil euros por época em função do cumprimento de determinados objetivos. O FC Porto detém também uma opção de venda de 100% dos direitos económicos do jogador pelos mesmos valores.
Mais-valias futuras
Caso alguma das opções venha a ser exercida, o FC Porto reserva ainda uma percentagem da mais-valia a realizar pelo SC Braga numa eventual transferência de Fran Navarro para outro clube: 100% da mais-valia até o valor de transferência de 6 milhões de euros; caso o valor da transferência futura do atleta ultrapasse os 6 milhões, o FC Porto terá direito adicionalmente a 25% do valor recebido acima de 6 milhões.
O FC Porto suportará ainda os encargos referentes ao mecanismo de solidariedade devidos a terceiros, tanto pela cedência temporária como no caso da transferência definitiva, caso esta se verifique.