Duas equipas da Liga Bwin, V. Guimarães e SC Braga, enfrentam problemas com lesões de jogadores-chave nas suas equipas.
Tiago Silva ausente do V. Guimarães
No caso do V. Guimarães, o médio Tiago Silva está lesionado no adutor da coxa direita e é dúvida para o confronto da 4.ª jornada da Liga Conferência com o Astana, no próximo dia 28 de novembro. Segundo o treinador Rui Borges, Tiago Silva «já não vai estar disponível» para os jogos da Taça de Portugal, em casa com a União de Leiria, e da 12.ª jornada da Liga, com o Gil Vicente, pois cumpre castigo por expulsão.
«Tiago Silva pode também falhar mais partidas, inclusive todas do presente mês», afirmou Rui Borges, uma vez que o V. Guimarães já teve um jogador com um problema semelhante que demorou cerca de um mês a recuperar. O extremo brasileiro Gustavo Silva contraiu uma lesão no adutor direito a 6 de outubro e só voltou aos relvados a 3 de novembro.
Sem o seu médio e subcapitão, Rui Borges terá de reajustar o meio-campo, podendo optar por Manu Silva, Zé Carlos, Marco Cruz ou até baixar Samu no terreno. «A inversão do triângulo da zona intermediária é, igualmente, uma hipótese, deixando Tomás Handel sozinho e João Saraiva Mendes e Nuno Santos à sua frente», explicou o treinador.
Rodrigo Zalazar em recuperação no SC Braga
Já no SC Braga, o médio uruguaio Rodrigo Zalazar está a recuperar de uma lesão muscular que o afastou das duas últimas partidas da equipa, na Liga Europa e no campeonato com o Sporting. Contudo, o jogador de 25 anos «está a apontar para voltar às opções de Carlos Carvalhal já na partida de 23 de novembro, perante o Leixões para a Taça de Portugal».
Zalazar tem tido uma época atribulada com lesões, sendo esta já a terceira desde o início da temporada. «Primeiro torceu o tornozelo e parou duas semanas. Depois contraiu uma mialgia na coxa esquerda que o retirou de jogo durante um mês (15 setembro a 19 de outubro). Agora, novo problema muscular na coxa, mas de carácter distinto da anterior», explicou o clube.
A recuperação do médio uruguaio é importante para Carlos Carvalhal, que o tem utilizado como médio centro, no lugar de João Moutinho, e também como extremo direito. «Na partida com o Leixões, tendo em conta a equipa apresentada com o Sporting, o uruguaio pode ter oportunidade de jogar mais junto da baliza adversária, fazendo companhia ao ponta-de-lança que Carlos Carvalhal escolher ou também no meio-campo em parelha com Moutinho ou Vítor Carvalho», referiu o clube.
Impacto das lesões
As lesões de Tiago Silva e Rodrigo Zalazar são um revés importante para as duas equipas, que enfrentam momentos decisivos nas suas competições. O V. Guimarães luta pela qualificação na Liga Conferência, enquanto o SC Braga procura manter-se na luta pelo título na Liga Bwin e avançar na Taça de Portugal.