Luís Freire atinge marca histórica de 100 jogos na I Liga aos 38 anos

  1. Atingir 100 jogos como treinador numa única competição é uma marca assinalável
  2. Luís Freire tem apenas 38 anos e já alcançará esta façanha na Primeira Liga Portuguesa
  3. Freire é o segundo treinador com mais jogos na história do Rio Ave, clube que levou de volta à elite do futebol português
  4. Entre os treinadores atuais na Primeira Liga, Freire é o terceiro com mais jogos no escalão, atrás apenas de Rúben Amorim e Carlos Carvalhal
  5. Jogador Joca elogiou a experiência de trabalhar com Luís Freire, destacando a sua visão, profissionalismo e atenção aos jogadores

Alcançar a marca de 100 jogos como treinador numa única competição não é tarefa fácil, mas fazê-lo na Primeira Liga Portuguesa, e com apenas 38 anos, torna o feito ainda mais assinalável. Este é o caso de Luís Freire, que irá atingir esta façanha na próxima sexta-feira, no jogo entre o Rio Ave e o FC Famalicão.

O técnico iniciou a sua carreira na prova em setembro de 2020, ao serviço do recém-promovido Nacional, empatando (3-3) frente ao Boavista. A primeira vitória chegou logo na jornada seguinte, com um triunfo por 0-1 no reduto do Farense, graças a um golo solitário de Brayan Riascos.

Um Treinador Determinado e Focado

Luís Freire rumou ao Rio Ave no final dessa temporada e catapultou o emblema de Vila do Conde novamente para a Primeira Liga. Soma já 125 jogos ao serviço dos rioavistas, sendo o segundo da história do clube com mais partidas, apenas atrás de Carlos Brito.

Entre os treinadores atualmente na competição, Freire é o terceiro com mais jogos no maior escalão de Portugal, apenas atrás de Rúben Amorim, com 163 partidas, e Carlos Carvalhal, com 252 jogos.

A Experiência de Trabalhar com Luís Freire

Joca, jogador que trabalhou durante três temporadas com o treinador, elogiou a experiência: «A experiência foi muito positiva. Apesar de ser muito novo, o mister Luís é extremamente profissional. Tem uma visão muito delineada do que quer, o seu plano de jogo tem de estar posto em prática em todos os jogos. Foi uma experiência muito enriquecedora, ajudou-me muito a compreender o jogo.»

O médio-ofensivo destacou ainda a abertura de Luís Freire com os jogadores e a facilidade com que o treinador adquiriu o respeito do plantel: «É uma pessoa super interessada pelos homem por trás do jogador. Tem sempre um interesse especial sobre a nossa vida fora do futebol, sobre a nossa família, e, assim, torna-se mais fácil produzir dentro de campo. Tem uma enorme preocupação nesse aspeto e tem uma relação muito forte com os jogadores.»

O Caminho de Volta à Primeira Liga

Joca relembrou também o papel crucial de Luís Freire na conquista do título da Segunda Liga e no regresso do Rio Ave à Primeira Liga na temporada 2021/22, apesar das adversidades sentidas durante essa época: «Tenho muitas boas memórias com ele, principalmente do ano em que fomos campeões. Foi um ano extremamente difícil. Para o clube, para os adeptos e para a imprensa era obrigatório o Rio Ave subir, pela história e pelo orçamento. Mas os campeonatos fazem-se das equipas que jogam melhor, não da história nem do dinheiro. Desde o primeiro dia, o mister disse que íamos subir.»

Uma Pessoa Determinada e Divertida

O jogador destacou ainda a determinação e o foco de Luís Freire, bem como o facto de o treinador ter juntado os amigos de infância na sua equipa técnica: «É uma pessoa muito divertida, gosta muito de brincar. Também é muito amigo dos seus amigos. O seu staff é composto por amigos de infância, de escola e de faculdade. Juntou-os todos e fazem parte da sua equipa técnica. É uma pessoa muito determinada, extremamente focada naquilo que quer.»

Apesar de Joca ter deixado o Rio Ave no final da temporada passada para rumar à China, o jogador mantém uma boa relação com Luís Freire e não esconde o impacto positivo que o treinador teve na sua carreira: «Ele foi uma pessoa muito importante no período em que estive lesionado. Deu-me sempre segurança de que, quando voltasse, o lugar estaria à minha espera e que acreditava muito em mim. No ano seguinte, joguei sempre e ele confiou muito em mim. Tenho muitas boas memórias com ele, nunca me irei esquecer.»

Com a centésima partida na Primeira Liga à vista, Luís Freire tem em vista a vitória frente ao FC Famalicão, esta sexta-feira, para poder festejar o marco histórico da melhor forma possível.

Balanço da Liga 2024/2025: O renascimento do FC Porto e a quebra do Farense

  1. FC Porto soma 5 pontos a mais do que na época passada
  2. Farense caiu 8 pontos em comparação com 2023/2024
  3. V. Guimarães, Moreirense e SC Braga em pior forma
  4. Sporting ultrapassou Benfica na liderança

Mora, o génio portista que finalmente conquista os adeptos

  1. Mora brilhou com três assistências e dois golos em três jogos recentes
  2. Mora foi promovido à equipa B do FC Porto aos 15 anos
  3. «Só não via o talento de Mora quem não queria, ou quem tinha os olhos fechados ao óbvio»
  4. «Além do talento natural, é um miúdo muito tranquilo, que vive o futebol com uma alegria imensa e está sempre bem-disposto»

Geny Catamo: "É resultado do trabalho de toda a equipa"

  1. Geny Catamo foi novamente decisivo no dérbi entre Sporting e Benfica, ajudando a equipa leonina a vencer por 1-0 na 16ª jornada da Liga
  2. O médio agradeceu o prémio de homem do jogo, mas destacou que este é fruto do trabalho de toda a equipa
  3. Catamo elogiou a rápida adaptação da equipa às ideias do novo treinador Rui Borges
  4. O médio reiterou que este é um momento difícil, mas que a equipa está a resolvê-lo com trabalho diário

Análise da arbitragem do dérbi entre Sporting e Benfica

  1. Dérbi entre Sporting e Benfica terminou com vitória dos leões por 1-0
  2. Árbitro Fábio Veríssimo e equipa de arbitragem tiveram "trabalho muito competente" segundo Duarte Gomes
  3. Alguns lances de interpretação na área do Benfica foram beneficiados pela dúvida
  4. Validação correta do golo de Catamo após passe de Gyokeres
  5. Jogadores advertidos por protestos e falta de controlo emocional