Daniel Sousa, o fiel escudeiro de Villas-Boas que dá agora o salto ao comando do SC Braga

  1. Daniel Sousa iniciou a carreira como analista na Académica, trabalhando com André Villas-Boas
  2. Depois de vários anos como adjunto de Villas-Boas, Daniel Sousa é agora treinador do SC Braga
  3. Pedro Costa jogou na Académica quando Daniel Sousa lá trabalhou como analista
  4. Pedro Costa conquistou o título de campeão da Europa pela seleção de sub-18 em 1999

Depois de 15 anos como analista da Académica, Daniel Sousa dá agora o salto para o comando técnico do SC Braga. O atual treinador dos arsenalistas lançou-se no futebol ao mais alto nível numa estrutura da Briosa que, à época, era liderada por… André Villas-Boas, sendo que, a partir daí, foram vários os anos de parceria.

Daniel Sousa foi um dos fiéis escudeiros do agora presidente do FC Porto – além dos dragões, também nas passagens por Chelsea, Tottenham, Zenit, Shanghai e Marselha -, mas a realidade agora é outra e A BOLA esteve à conversa com quem o acompanhou no início do trajeto.

Uma relação «à distância»


Pedro Costa, que vestiu a camisola do SC Braga entre 2002 e 2007, fazia parte do plantel da Académica quando Daniel Sousa passou por Coimbra. E apesar de ser uma relação «à distância», a verdade é que o trabalho de gabinete tinha reflexos no dia a dia de treino.

«Nessa época até nem tínhamos relacionamento presencial com os elementos da parte da análise, mas a verdade é que todo o trabalho de campo que daí advinha e que nos era transmitido pela equipa técnica trazia tudo o que era necessário. Não só sobre a nossa equipa, mas também sobre os adversários. O mister André Villas-Boas e os seus adjuntos davam-nos toda a informação que era precisa e que vinha, em grande parte, da equipa de analistas onde estava o mister Daniel Sousa. Havia uma sintonia total», recorda Pedro Costa.

Um «grande trabalho» à espera de Daniel Sousa


A etapa de Daniel Sousa é, então, outra, agora ao serviço dos guerreiros do Minho, e o antigo lateral-direito não tem dúvidas em projetar-lhe a felicidade: «Acho que o mister está pronto para fazer um grande trabalho. Tem todas as condições para ter sucesso.»

Esta opinião de Pedro Costa está também assente no facto de ter acompanhado o início da carreira de treinador de Daniel Sousa, primeiro no Gil Vicente e depois no Arouca. «Os comportamentos demonstrados pelas equipas que treinou dão todas as provas necessárias de que o trabalho é de excelência. Apesar de ter pouco tempo de carreira, o percurso tem sido bom e estará ao nível da exigência do SC Braga», projeta.

Um título «eternamente gravado»


Quando chegou ao SC Braga, em 2002/2003, Pedro Costa já tinha representado, enquanto sénior, Boavista, Gondomar e Famalicão. Mas por essa altura também já tinha um título de extrema importância no currículo: campeão da Europa pela Seleção Nacional de sub-18.

«É verdade, foi em 1999, celebraram-se recentemente 25 anos, e foi, sem dúvida nenhuma, um dos pontos mais altos da minha carreira. Conquistar aquele título com a camisola de Portugal foi fantástico. É um marco que ficará eternamente gravado nas nossas carreiras», recorda, com natural saudade.

Artur Jorge distinguido pela FPF e Câmara Municipal de Braga

  1. Artur Jorge é campeão do Brasil e vencedor da Taça dos Libertadores com o Botafogo
  2. A homenagem a Artur Jorge vai ter a presença de Fernando Gomes, presidente da FPF, e Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga
  3. Artur Jorge foi condecorado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, pelo seu trabalho no comando do Botafogo
  4. A cerimónia de homenagem a Artur Jorge realiza-se no dia 26 de dezembro, às 11 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Braga

Juventude Leonina critica Sporting após empate com Gil Vicente

  1. Uma bancada que deu tudo e uma equipa que não cria ocasiões de golo, apitada por mais um árbitro que decidiu inclinar o campo, em lances onde só no Sporting é possível ver!
  2. Será que vai demorar a ser tomada a decisão que tem de ser tomada, ou o Sporting que não quer ser governado de fora não vê aquilo que toda a gente vê e hoje saiu de Barcelos com mais uma goleada?
  3. Temos um bi campeonato para ganhar, há muitas batalhas até ao fim da guerra!
  4. Um dia Juve Leo, JUVE LEO até morrer!

Otamendi em dúvida para o jogo com o Estoril

  1. Otamendi chegou com vontade de jogar, mas pode ficar no banco
  2. António Silva pode ser titular ao lado de Tomás Araújo
  3. Otamendi esteve ausente por viajar à Argentina para aniversário da filha
  4. Otamendi expressou felicidade nas redes sociais por este momento

Abel Ferreira fica no Palmeiras até 2025

  1. Abel Ferreira garantiu a continuidade no Palmeiras em 2025
  2. Conquistou 2 Brasileiros, 2 Libertadores, 1 Supertaça, 1 Taça e 1 Supertaça Sul-Americana desde 2020
  3. Contrato termina em dezembro de 2025
  4. Tem sido apontado como possível sucessor de João Pinto no Sporting

Nacional e Vitória de Guimarães procuram regressar aos triunfos

  1. Vitória de Guimarães recupera de desvantagem de 2-0 contra o Rio Ave
  2. Nacional perdeu para o Benfica por 2-0
  3. Tiago Margarido: «Não olhamos para a questão pontual, mas, neste momento, se acabasse o campeonato, o Nacional manter-se-ia na I Liga para a próxima época»
  4. Rui Borges: «Espero que a nossa equipa esteja pronta e capaz de fazer aquilo que tem feito, ou seja, ser intensa, a mandar no jogo e a criar situações de finalização»

Gil Vicente trava o Sporting em Barcelos

  1. O Gil Vicente travou o Sporting em Barcelos
  2. O técnico Bruno Pinheiro considerou a igualdade justa e a baliza inviolada determinante
  3. O médio Gbane destacou o trabalho coletivo da equipa do Gil Vicente
  4. A marcação de Gbane a Gyökeres foi fundamental para manter a baliza a zeros

Carlos Carvalhal elogia resposta da sua equipa na vitória do Sp. Braga sobre o Santa Clara

  1. O Sp. Braga subiu ao 4.º lugar da Liga, com 29 pontos, a apenas 3 do 3.º classificado, o Sporting
  2. O Santa Clara mantém-se no 10.º lugar, com 18 pontos
  3. O treinador do Sp. Braga, Carlos Carvalhal, elogiou a resposta da sua equipa após a vitória por 2-0 sobre o Santa Clara
  4. Carvalhal considerou que a expulsão do jogador do Santa Clara, aos 22 minutos, foi um fator importante para a vitória da sua equipa