Sp. Braga lidera discussão sobre futuro do futebol português

  1. O Sp. Braga realizou o seu primeiro congresso sobre o futuro do futebol e do desporto em Portugal
  2. O congresso contou com a presença de diversos "stakeholders" da indústria, incluindo os presidentes da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e da Liga Portugal
  3. O presidente do Sp. Braga, António Salvador, justificou a realização do congresso pela posição de liderança do clube nas discussões sobre o futuro do futebol português
  4. Salvador defende que é necessária "uma visão global, mesmo que ela seja incómoda para o interesse particular", para "repensar todo o nosso edifício desportivo e de reestruturar a sua pirâmide"

O Sporting Clube de Braga realizou esta semana o seu primeiro congresso sobre o futuro do futebol e do desporto em Portugal, com a presença de diversos "stakeholders" da indústria, incluindo os presidentes da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e da Liga Portugal.

Na abertura do evento, o presidente do clube minhoto, António Salvador, justificou a realização deste congresso por duas razões principais. Por um lado, destacou que o investimento na Cidade Desportiva do Sp. Braga criou as condições ideais para acolher um evento desta dimensão, reforçando a dinâmica do clube. Mas a razão mais importante, segundo Salvador, é o posicionamento institucional do Sp. Braga como uma "voz ativa e relevante nas grandes discussões sobre o futuro do nosso futebol e do nosso desporto".

Sp. Braga quer liderar mudança no futebol português

O dirigente afirmou que o clube tem "quadros de primeira linha nas mais diversas áreas" e "pensamento crítico e visão sobre o caminho coletivo que devemos percorrer", sem se fechar sobre si mesmo, antes procurando o diálogo e a "construção coletiva de um bem comum".

Nesse sentido, Salvador convocou para o congresso "os melhores profissionais de muitas das mais relevantes instituições do futebol e do desporto", para que desta "troca de ideias, muitas vezes com discordância e conflito, possam sair compromissos" e se identifiquem "problemas e desafios, mas também se encontrem respostas e oportunidades".

Braga quer elevar fasquia do futebol português

O presidente do Sp. Braga considerou que este é um "momento coletivo que nos convoca a sair da nossa zona de conforto", defendendo que "precisamos de causas e de objetivos maiores, nos quais acreditemos de forma convicta e pelos quais sejamos capazes de lutar de modo inegociável".

Segundo Salvador, é necessária "uma visão global, mesmo que ela seja incómoda para o interesse particular", para "repensar todo o nosso edifício desportivo e de reestruturar a sua pirâmide", cuidando e alimentando a base, ao mesmo tempo que se valoriza a elite.

Futebol português precisa de liderança e ambição

"O futebol e o desporto português podem e devem ter orgulho no muito que fazem, mas não nos é permitido julgar que a nossa posição é adquirida e que as fórmulas do passado garantirão o nosso sucesso futuro. Este é um tempo perigoso. Hesitações e indefinições representarão perdas quiçá irrecuperáveis", alertou Salvador.

Neste contexto, o líder dos arsenalistas defendeu que "este não é um tempo para taticismos ou estratégias particulares", mas sim para "lideranças firmes e convictas" que guiem o futebol português "rumo ao único caminho que nos serve: o da competitividade e sustentabilidade".

Sp. Braga disponível para liderar mudança

"Só elevando a nossa fasquia ao nível dos melhores podemos aspirar à elite. Só a presença na elite garante os recursos de que precisamos para alimentar todo o nosso edifício desportivo, reforçando a circularidade desta indústria e permitindo investimento na alta competição, nas modalidades e na formação", sublinhou António Salvador.

Por fim, o presidente do Sp. Braga reafirmou que o clube está "disponível e na linha da frente para um trabalho conjunto que garanta que avançamos no tempo certo e da forma certa rumo a um futuro muito melhor" para o futebol e o desporto em Portugal.

Paulo Fonseca: a nova metodologia de treino no Milan

  1. Paulo Fonseca é o novo treinador do Milan
  2. O Milan quer aproximar-se do nível dos melhores clubes europeus
  3. Moncada diz que Leão é um jogador totalmente diferente agora
  4. Moncada viu Leão jogar pela primeira vez aos 17 anos no Sporting

Jota Oliveira e Tomás Ribeiro à prova na cozinha

  1. Jota Oliveira e Tomás Ribeiro, jogadores do Vitória de Guimarães, cozinharam um risoto de atum com legumes
  2. Iniciativa decorreu na praça de alimentação do GuimarãeShopping
  3. Tomás Ribeiro: 'Adoro inventar na cozinha e divertir-me'
  4. Jota Oliveira: 'Comer bem não é apenas para os dias de jogo; é um trabalho diário.'

Sporting e Amarante FC defrontam-se na Festa da Taça

  1. Sporting e Amarante FC defrontam-se pela terceira vez na história da Taça de Portugal
  2. O Amarante FC está em 2º lugar na Liga 3 Série A, com mais 7 pontos que o líder
  3. O Sporting é o detentor do troféu da Taça de Portugal desta temporada

Futebol português ganha maior acesso a competições europeias e Liga Bwin

  1. Transmissão semanal de um jogo das principais competições europeias de clubes em sinal aberto a partir de Janeiro de 2025
  2. TVI vai transmitir os jogos em casa do Moreirense a partir da próxima época até 2028
  3. Objetivo é aproximar os adeptos do futebol de elite europeu
  4. Jogos do Moreirense terão maior exposição na TV generalista

Anderlecht restringe acesso de adeptos do FC Porto na Liga Europa

  1. O Anderlecht recebe o FC Porto na próxima quinta-feira, para a Liga Europa
  2. Os dragões têm o lote de bilhetes que lhes foi destinado esgotado há praticamente uma semana
  3. Em fevereiro de 2023, adeptos do Benfica tentaram adquirir ingressos para fora da zona visitante no estádio do Club Brugge
  4. O Anderlecht deteta estas situações através da plataforma em que os bilhetes foram comprados

Gyökeres a caminho de um ano histórico no Sporting

  1. 48 golos anotados em 2024, igualando a 4ª melhor marca de sempre do Sporting
  2. Gyökeres a caminho de superar os 50 e 59 golos de Fernando Peyroteo em 1941 e 1948
  3. Recorde de 68 golos em um ano civil de Peyroteo parece difícil, mas não impossível

Zaydou Youssouf, a grande referência do Famalicão dentro e fora de campo

  1. Zaydou Youssouf, médio do Famalicão, é atualmente uma das grandes figuras do clube minhoto, com uma cotação de 7 milhões de euros
  2. Nas suas primeiras participações pela seleção das Ilhas Comores, Zaydou teve um enorme sucesso, com vitórias sobre a Gâmbia e Madagáscar, garantindo a qualificação imediata para a CAN'2025
  3. Zaydou Youssouf é, sem dúvida, uma das grandes referências do Famalicão, tanto dentro como fora de campo, sendo um elo de ligação entre o clube e a seleção das Ilhas Comores

Amarante sonha com jogo histórico em Alvalade

  1. Amarante sonha com jogo histórico em Alvalade
  2. Diogo Vila, capitão do Amarante: «jogo diferente», «momento memorável» jogar em Alvalade
  3. Amarante vice-líder da Série A do terceiro escalão, com objetivo de manutenção no campeonato
  4. Semana de muito foco e trabalho na preparação do jogo
  5. Sem promessas do presidente do Amarante em caso de eliminação do Sporting