Angel Gomes: Uma carreira marcada por desafios no Manchester United e Lille

  1. Angel Gomes, luso-inglês nascido em Londres, completou toda a formação no Manchester United
  2. Gomes acumulou 10 jogos sem golos ou assistências pela equipa principal do Manchester United
  3. Gomes foi criticado duramente por José Mourinho na frente de todo o grupo da equipa sub-23
  4. Gomes saiu do Manchester United a custo zero, rumo ao Lille, onde foi emprestado ao Boavista

Da formação no Manchester United à saída com dificuldades


Angel Gomes, luso-inglês nascido em Londres, completou toda a sua formação no Manchester United, mas nunca conseguiu afirmar-se de forma definitiva na equipa principal. Durante pouco mais de dois anos, o médio esteve às ordens de José Mourinho, treinando e jogando principalmente pelos sub-23, apesar de algumas oportunidades na equipa principal.

Gomes recorda com alguma mágoa esse período, no qual Mourinho o criticou duramente perante todo o grupo. «Ele achava que eu não tinha jogado à altura [nos sub-23] para merecer um lugar na equipa principal e disse-me logo. Na altura, pensei: 'Porque é que ele fez aquilo à frente de toda a gente? Não me podia ter puxado para a equipa? Ele só quer uma reação tua, não te deixes perturbar', mas naquele momento eu não queria ouvir nada.»

Só mais tarde é que o jogador entendeu a verdadeira intenção de Mourinho com aquela crítica. «Só depois de ser mais velho é que me apercebi que, com Mourinho, ele está sempre à procura de formas de tirar mais de nós. Acho que o facto de ele ter feito aquilo à frente de toda a gente mostrou que me valorizava como jogador. Se calhar estava a precisar.»

A saída do United e a chegada ao Lille


A transição de Mourinho para Olé Gunnar Solskjaer no comando do Manchester United também não foi fácil para Gomes. O novo treinador queria que o jogador renovasse contrato antes de o colocar a jogar de forma regular. «Foi o período mais difícil da minha carreira. Em campo e fora dele, não sabia o que se estava a passar.»

Após várias conversas com Solskjaer e a sua equipa técnica, Gomes decidiu não renovar e acabou por sair do Manchester United a custo zero, rumo ao Lille. Nesse momento, Gomes confessa: «Acreditava em mim, mas, na altura, pensei: 'Onde é que eu me meti...' não sabia até ter uma reunião com o treinador, Vasco Seabra.»

A renovação de confiança no Boavista


No Lille, Gomes foi emprestado ao Boavista durante uma época, onde encontrou no treinador Vasco Seabra a confiança de que precisava. «Ele levou-me para uma sala e começou a passar clips de jogos em que eu tinha feito coisas boas. Ele disse: 'É disto que eu preciso. Vais ser um dos jogadores mais importantes desta equipa. Não quero exercer pressão sobre ti. Não me interessa a tua estatura. Só quero que venhas todos os dias e te divirtas'.»

Este apoio e reconhecimento foram fundamentais para Gomes, que na altura se sentia muito em baixo. «Lembro-me de ir para casa nesse dia e de pensar: 'Ena, que refrescante'. Não consigo exprimir em palavras o quanto ele me ajudou, porque na altura eu estava muito em baixo. A partir daí, adorei.»

O futuro e as lições aprendidas


Após a experiência positiva no Boavista, Angel Gomes regressou ao Lille, onde continua a lutar por uma oportunidade. O jovento médio luso-inglês aprendeu com os desafios que enfrentou no Manchester United e espera poder aplicar essas lições no seu futuro.

Benfica sofre derrota histórica na Europa após estar a vencer por dois golos

  1. Última vez que o Benfica perdeu depois de estar a vencer por 2 golos de diferença: 2008, Taça de Portugal contra o Sporting
  2. Apenas o 2º caso semelhante na história do Benfica em competições europeias, o 1º foi em 1984 contra o Estrela Vermelha
  3. 7ª vez na história do clube que sofreram 5 golos em casa, a última foi em 1996 contra o FC Porto na Supertaça
  4. Nas competições europeias, este cenário só havia acontecido uma vez, com a derrota por 1-5 frente ao Manchester United em 1966

Raphinha brilha na vitória do Barcelona sobre o Benfica

  1. Raphinha marcou o golo da vitória do Barcelona nos últimos segundos
  2. Raphinha foi alvo de insultos de adeptos do Benfica após o jogo
  3. Raphinha admitiu ter respondido aos insultos, mas garantiu que a situação ficou resolvida
  4. Raphinha disse que o jogo foi «espetacular» e que «podia ter sido ganho pelo Benfica ou por nós»

Arteta comenta possibilidade de recuperar Fábio Vieira do empréstimo ao FC Porto

  1. Mikel Arteta revelou que 'houve algumas possibilidades com a situação do Fábio' e que estão a 'explorar todas as coisas que podemos fazer'
  2. O acordo estabelecido no verão entre o Arsenal e o FC Porto não contempla o direito de terminar a cedência prematuramente
  3. Fábio Vieira ficará no Dragão até ao final da temporada, Mundial de Clubes incluído
  4. O jogador de 22 anos não poderá regressar ao Arsenal durante o mercado de janeiro

Poulsen elogia Hjulmand antes do duelo do Leipzig com o Sporting

  1. Yussuf Poulsen elogia o compatriota Morten Hjulmand, capitão do Sporting
  2. Poulsen diz que conhece bem Hjulmand por jogarem juntos na seleção da Dinamarca
  3. Apesar de eliminados, Leipzig quer vencer o Sporting na Liga dos Campeões
  4. Poulsen garante que a equipa alemã vai entrar focada e motivada no jogo