Boavista enfrenta enormes desafios financeiros e administrativos

  1. Fary Faye, presidente da SAD do Boavista, admite que a «situação é muito delicada» e a equipa diretiva «luta todos os dias pela nossa sobrevivência»
  2. A nova administração da SAD comprometeu-se a cumprir três objetivos: assegurar a permanência na Primeira Liga na época passada, cumprir os requisitos para inscrever a equipa na temporada 2024/25 e resolver impedimentos nacionais relativos à inscrição de jogadores
  3. O principal desafio ainda por resolver é «libertar a SAD dos impedimentos que a impossibilitaram de inscrever novos jogadores nos últimos três mercados de transferências»
  4. Fary Faye reconhece que a credibilidade do Boavista foi «profundamente afetada por comportamentos e práticas totalmente contrárias aos valores» da nova administração, admitindo que encontraram uma SAD «destruída financeiramente e altamente ferida na sua credibilidade para o exterior»

Clube em situação «muito delicada»


O Boavista atravessa um período particularmente difícil, com a nova administração da Sociedade Anónima Desportiva (SAD) a confrontar-se com diversos desafios que ameaçam a estabilidade do clube. Em comunicado divulgado esta quarta-feira, o presidente da SAD, Fary Faye, não esconde a gravidade da situação, admitindo que «a situação é muito delicada» e que a equipa diretiva «luta todos os dias pela nossa sobrevivência».

No entanto, Faye reafirma o compromisso de «lutar por um Boavista credível, transparente e respeitado». Fary Faye, que assumiu a liderança da SAD há três meses, elencou os principais objetivos que a nova administração se propôs cumprir desde o início do seu mandato: assegurar a permanência na Primeira Liga na época passada, cumprir os requisitos para inscrever a equipa na temporada 2024/25 e resolver os impedimentos nacionais que permitiram a renovação das inscrições dos jogadores dentro do prazo.

Principais desafios enfrentados


Apesar de ter conseguido alcançar estes três primeiros objetivos, o presidente da SAD reconhece que um grande desafio ainda se mantém por resolver: «libertar a SAD dos impedimentos que a impossibilitaram de inscrever novos jogadores nos últimos três mercados de transferências».

«Importa explicar que a resolução deste processo envolve múltiplos procedimentos e negociações intricadas, pelo que foi impossível de ultrapassar no curto espaço temporal de vida deste CA [Conselho de Administração]», justifica Fary Faye, deixando a promessa de que a nova administração «continua a trabalhar intensamente na procura das soluções que nos permitam, de uma vez por todas, resolver este e outros problemas que dificultam o normal funcionamento da SAD».

Credibilidade profundamente afetada


Reconhecendo que este processo de resolução dos impedimentos da FIFA «não estará concluído a tempo do início da Primeira Liga», Faye assume que a credibilidade do Boavista foi «profundamente afetada por comportamentos e práticas totalmente contrárias aos valores» que a nova administração defende, admitindo que encontraram uma SAD «destruída financeiramente e altamente ferida na sua credibilidade para o exterior».

«Não há outra forma de o dizer: encontramos uma SAD destruída financeiramente a altamente ferida na sua credibilidade para o exterior. Agora, é hora de reconstruir, de recuperar essa credibilidade – e esse é um dos pontos de honra deste CA», afirma Fary Faye.

Compromisso de reconstruir a credibilidade


Apesar dos obstáculos encontrados, o presidente da SAD garante que a equipa diretiva está «determinada a superar cada um deles com a força e resiliência que carateriza o nosso Boavista». E deixa uma promessa aos adeptos: «Quero construir um Boavista que orgulhe todos os boavisteiros, não apenas nos resultados desportivos, mas sobretudo nos Valores e nos Princípios».

«Não faço, nem nunca farei, falsas promessas. A situação é muito delicada, lutamos todos os dias pela nossa sobrevivência, e o único compromisso que assumo é a de que tudo farei para voltar a oferecer a dignidade, a confiança e a credibilidade ao Boavista», reforça Fary Faye. Apelando ao apoio dos adeptos, o presidente da SAD do Boavista garante que a nova administração está determinada a superar os desafios que se avizinham, com a convicção de que «só juntos, com a vossa força e apoio, conseguiremos superar os próximos desafios».

Barcelona procura sucessor para Lewandowski

  1. Robert Lewandowski tem 23 golos em 24 jogos esta época
  2. Erling Haaland é o grande desejo do Barcelona
  3. Viktor Gyokeres é outro avançado na mira do Barça
  4. O Sporting terá de torcer pelo insucesso do Manchester City

FC Porto aposta em poucos jogadores emprestados nesta temporada

  1. O FC Porto conta com apenas 4 jogadores emprestados nesta época
  2. Após uma mini revolução no plantel, com várias saídas definitivas, os dragões optaram por emprestar alguns atletas
  3. O caso mais mediático é o de Francisco Conceição, que apesar de estar assegurado pela Juventus, ainda está contratualmente ligado ao FC Porto
  4. Segundo o portal zerozero, o percurso dos jogadores emprestados tem sido positivo até ao momento

Manchester United tem opção de compra sobre lateral do Benfica

  1. Manchester United tem cláusula de opção de compra sobre Álvaro Carreras do Benfica
  2. Cláusula no valor de 20 milhões de euros é válida até final da próxima época
  3. Rúben Amorim quer reforçar lateral esquerdo do Sporting, mas o clube não tem verba
  4. Carreras já esteve contratualmente ligado ao Manchester United entre 2020 e 2024, mas não jogou

Ronaldo e jogadores do FC Porto celebram o Natal

  1. Ronaldo desejou «Feliz Natal a todos!» aos seus seguidores
  2. Diogo Costa: «Bacalhau, com batata, tudo assado»
  3. Gonçalo Borges: «Na minha avó, a cozinhar, com a lareira ligada. Polvo, bacalhau também, todos a rir, a beber um copinho de vinho com o meu avô. São as melhores memórias»

Reconstruir o futebol português: Uma visão para 2025

  1. «Esse futebol não pode ser apenas o reflexo de um espetáculo, mas uma escola de valores.»
  2. «Um futebol que, ao plantar os seus pés na terra, não esquece o coração que bate em cada adepto.»
  3. «Os espetáculos só serão melhores e as competições mais equilibradas se a justiça desportiva funcionar, se os regulamentos forem claros e se todos os agentes agirem com o espírito desportivo que tanto apregoam.»
  4. «o talento, e não os interesses obscuros, sejam o motor do jogo, onde o desequilíbrio crónico entre grandes e pequenos dê lugar a uma competição que honre o mérito e não as desigualdades estruturais»

Samu, a nova referência goleadora do FC Porto

  1. Samu leva 16 golos nos primeiros 20 jogos pelo FC Porto
  2. Samu é o segundo melhor marcador do campeonato com 11 golos
  3. Jackson Martínez e Radamel Falcao são os únicos a terem tido melhor registo nos primeiros 20 jogos
  4. Samu só tem 20 anos, enquanto Hulk, Falcao e Jackson tinham entre 24 e 28 na melhor época