Clubes portugueses atravessam 'dança' de treinadores na nova época

  1. Vitória de Guimarães teve 5 treinadores na época 2023/24
  2. Apenas 8 clubes mantiveram o mesmo técnico desde o início
  3. Boavista e Casa Pia tiveram 3 treinadores cada
  4. Três 'grandes' (Sporting, FC Porto e Benfica) mantiveram os mesmos técnicos

Vitória de Guimarães lidera 'dança' de técnicos


O Vitória de Guimarães foi comandado por um «exagero» de cinco treinadores na edição 2023/24 da I Liga portuguesa de futebol, que chegou ao fim com apenas oito clubes com os mesmos técnicos com que iniciaram a prova.

Moreno só durou uma jornada, seguindo-se o interino João Aroso (segunda) e o brasileiro Paulo Turra (terceira à sétima), até à chegada, à oitava, de Álvaro Pacheco, que, após 26 jogos e em conflito com o presidente, ainda cedeu o lugar a Rui Cunha na última ronda.

Apesar desta inusitada 'dança' no banco, o Vitória de Guimarães efetuou uma época regular e acabou em quinto, posição que ocupou ininterruptamente desde a 12.ª ronda, depois de ter chegado a ser líder, à terceira.

Outros clubes com múltiplas mudanças


No segundo lugar do ranking dos clubes que mais mudaram surgem o Boavista, que começou com Petit, passou por Ricardo Paiva e acabou com Jorge Simão, e o Casa Pia, consecutivamente de Filipe Martins, Pedro Moreira e Gonçalo Santos, que foram ambos orientados por três treinadores.

Contando com o interino Carlos Cunha, o Gil Vicente também teve três 'timoneiros', num trajeto iniciado por Vítor Campelos e encerrado por Tozé Marreco.

Clubes com uma única mudança


Os outros clubes que mexeram só o fizeram uma vez, nomeadamente o Desportivo de Chaves e o Estoril Praia, ambos com ligação ao Vitória, já que Moreno saiu do Minho para substituir José Gomes nos flavienses e Álvaro Pacheco deixou o Estoril, cedendo o lugar a Vasco Seabra, e rumou a Guimarães.

Por seu lado, o Arouca despediu Daniel Ramos e contratou Daniel Sousa, 'trepando' de 18.º e último, à 11.ª ronda, para sétimo, o Vizela trocou de espanhóis (Pablo Villar por Rúben de la Barrera), o Famalicão colocou Armando Evangelista no lugar de João Pedro Sousa e, quase a acabar, Rui Duarte assumiu o Sporting de Braga, em vez de Artur Jorge.

Três 'grandes' mantêm treinadores


Se 10 clubes mudaram de planos em relação às opções iniciais, oito mantiveram-se fiéis às aposta de arranque de temporada.

Na quinta época em Alvalade, e quarta completa, Rúben Amorim deu o segundo título ao Sporting, para repetir 2020/21 e suceder ao alemão Roger Schmidt, que, na segunda época na Luz, não repetiu o sucesso de 2022/23 e acabou sob forte contestação dos sempre muito exigentes adeptos 'encarnados'.

Sérgio Conceição, que já deu três títulos ao FC Porto, em 2017/18, na estreia, 2019/20 e 2021/22, viveu, ao sétimo ano, a pior época no Dragão, ao falhar o top 2 e somar pela primeira vez duas temporadas seguidas em 'branco'.

Se os três 'grandes' não mudaram, também as equipas que ascenderam em 2022/23 fecharam com os técnicos que começaram, o Moreirense, do estreante Rui Borges, o Farense, do veterano José Mota, e o Estrela da Amadora, de Sérgio Vieira.

Gil Vicente trava o Sporting em Barcelos

  1. O Gil Vicente travou o Sporting em Barcelos
  2. O técnico Bruno Pinheiro considerou a igualdade justa e a baliza inviolada determinante
  3. O médio Gbane destacou o trabalho coletivo da equipa do Gil Vicente
  4. A marcação de Gbane a Gyökeres foi fundamental para manter a baliza a zeros

Carlos Carvalhal elogia resposta da sua equipa na vitória do Sp. Braga sobre o Santa Clara

  1. O Sp. Braga subiu ao 4.º lugar da Liga, com 29 pontos, a apenas 3 do 3.º classificado, o Sporting
  2. O Santa Clara mantém-se no 10.º lugar, com 18 pontos
  3. O treinador do Sp. Braga, Carlos Carvalhal, elogiou a resposta da sua equipa após a vitória por 2-0 sobre o Santa Clara
  4. Carvalhal considerou que a expulsão do jogador do Santa Clara, aos 22 minutos, foi um fator importante para a vitória da sua equipa

Otamendi regressa de viagem à Argentina e treina no Seixal

  1. Nicolás Otamendi, capitão do Benfica, treinou-se no centro de treinos do Seixal
  2. Otamendi esteve na Argentina para celebrar o 15.º aniversário da sua filha
  3. Bruno Lage revelou que Otamendi deveria estar a aterrar em Madrid naquele momento
  4. Lage não revelou se Otamendi será substituído por António Silva no jogo com o Estoril

Mathieu e Fernandes, uma dupla letal nos livres diretos

  1. Fernandes e Mathieu marcaram 10 golos de livre direto juntos no Sporting
  2. Mathieu era um dos melhores batedores de livres com quem Fernandes jogou
  3. Mathieu não tinha rotina para bater livres, era tudo talento
  4. Mathieu dizia a Fernandes 'tanto me faz' quando este lhe perguntava se estava confiante