A situação do Boavista: Desafios logísticos e financeiros

  1. O Boavista enfrenta dificuldades logísticas e financeiras
  2. O estádio do clube é considerado excessivamente caro para a sua realidade
  3. As dívidas do clube têm levado a uma dependência excessiva de investidores
  4. O Boavista tem um passivo acumulado que dificulta a sua projeção desportiva e financeira
  5. Há uma falta de investimento nas infraestruturas de formação do clube

O Boavista, único clube além do Belenenses a desafiar a ditadura dos grandes clubes portugueses, tem enfrentado dificuldades nos últimos anos. O clube vive dias de sobressalto interno, com problemas logísticos e financeiros. O técnico Afonso Figueiredo, que passou pelo clube em 2018/19 e 2019/20, destaca que o Estádio do Bessa é um problema para o clube: 'O Boavista tem um estádio que está muito além da realidade do clube e isso reflete-se na sua gestão. Tem custos que se tornam penalizadores'. Ele refere ainda que o estádio antigo era mais ajustado à realidade do clube e contribuiu para o seu sucesso no passado.

O professor Neca, que também teve uma passagem pelo Boavista, acrescentou que o clube se endividou e agora está de mãos atadas aos investidores: 'Os clubes endividam-se e chegam a um beco sem saída. Entregam-se de mãos atadas aos investidores, pensando que eles resolverão todos os problemas. Mas esses investidores trazem jogadores com salários muito além das possibilidades do clube'. O Boavista também lida com limitações financeiras, passivo acumulado e problemas de projeção desportiva, que remontam ao início do milénio.

Outro problema apontado pelo Professor Neca é a falta de investimento nas infraestruturas de formação do clube: 'Na minha opinião, o Boavista foi perdendo o que estava na sua génese: a formação. Tinha de se construir uma academia e alargar os espaços, à imagem do que foi feito em Braga'.

Afonso Figueiredo, que jogou pelo Boavista entre 2013 e 2016, também partilhou a sua experiência e destacou a necessidade de superação do clube: 'As épocas no Boavista acabaram por ser todas um pouco de superação. O clube vinha de uma situação bastante pior do que a atual e passámos da III Liga para a Primeira'. Apesar dos desafios, Figueiredo mantém a esperança e elogia o trabalho do treinador Petit na potencialização dos jogadores jovens do clube: 'Ter um treinador que sabe potenciar jogadores só ajuda nas contas do clube. O Petit sempre foi uma mais-valia para o Boavista'.

Bruno Fernandes fala sobre a sua passagem pelo Sporting e a saída de Rúben Amorim

  1. «Sempre quis jogar num dos grandes em Portugal e felizmente fi-lo no clube certo»
  2. Fernandes cumpriu 250 jogos pelo Manchester United
  3. «Quando sonhas em jogar num clube destes e em ser profissional, nem metes um número na cabeça. Eu quero é jogar, quero marcar golos, fazer assistências. Nada me faz mais feliz do que estar dentro do campo»
  4. «O que o Sporting tem de fazer agora é pensar que vai correr bem, vamos continuar com o ambiente incrível que criámos, passam treinadores e jogadores, mas o clube continua cá»

Sevilha demonstra interesse em contratar Iván Jaime do FC Porto

  1. O Sevilha demonstrou interesse em contratar Iván Jaime do FC Porto
  2. Iván Jaime tem contrato até 2028 e cláusula de rescisão de 80 milhões de euros
  3. Transferência em definitivo é pouco provável, cedência pode estar em cima da mesa
  4. Iván Jaime tem somado 13 jogos, 4 golos e 2 assistências esta época

Bruno Fernandes rende homenagem ao seu passado no Sporting

  1. O Sporting proporcionou a Bruno Fernandes chegar aos palcos mais importantes e concretizar o sonho de jogar na Premier League e na Seleção Nacional
  2. Bruno Fernandes quer voltar a ganhar a Premier League e a Liga dos Campeões com o Manchester United
  3. Rúben Amorim deixou impacto positivo no Sporting, e Bruno Fernandes espera que tenha o mesmo no Manchester United
  4. Bruno Fernandes sempre quis jogar num dos grandes clubes em Portugal, e felizmente fê-lo no Sporting

Artur Jorge distinguido pela FPF e Câmara Municipal de Braga

  1. Artur Jorge é campeão do Brasil e vencedor da Taça dos Libertadores com o Botafogo
  2. A homenagem a Artur Jorge vai ter a presença de Fernando Gomes, presidente da FPF, e Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga
  3. Artur Jorge foi condecorado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, pelo seu trabalho no comando do Botafogo
  4. A cerimónia de homenagem a Artur Jorge realiza-se no dia 26 de dezembro, às 11 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Braga