A movimentação no mercado de transferências está a criar um campo fértil de especulação e possibilidades para jogadores e clubes no futebol português. Com a chegada de Francesco Farioli ao comando do FC Porto, Pepê parece ter encontrado um novo fôlego na sua carreira. O extremo brasileiro, que foi sinalizado como provável fonte de receita no final da última época, está a impressionar sob a orientação do novo treinador.
De acordo com informações recolhidas por O JOGO, “o internacional canarinho ganhou novo fôlego sob a orientação do treinador italiano, que, por sua vez, tem ficado muito agradado com os índices apresentados pelo atleta nos treinos”. Isso ficou claro na sua exibição durante a pré-temporada, especialmente na vitória sobre o Twente, onde Pepê foi titular e apresentou um desempenho positivo. Esta nova dinâmica poderá influenciar a sua permanência no Dragão, com a direção do clube a considerar que “a saída do ex-Grémio este verão é um cenário que, ao dia de hoje, não entra nas equações de Farioli e da SAD portista”.
Pepê e o seu futuro no FC Porto
O futuro de Pepê pode, assim, não ser tão incerto como se inicialmente pensava. Além disso, o facto de ter dois anos de contrato e uma cláusula de rescisão elevada reforça que “só uma proposta choruda pode levar a cúpula liderada por André Villas-Boas a considerar abrir mão de Pepê”. Isto demonstra que, apesar das especulações, o clube está a adoptar uma postura firme em relação ao seu ativo.
Por outro lado, a luta pela contratação de Franjo Ivanovic está a aquecer, com o Benfica e o Wolverhampton a competirem pelo avançado croata do St. Gilloise. “Franjo Ivanovic está determinado em jogar no Benfica, com Rui Pedro Braz a ter viajado na segunda-feira para a Bélgica para tentar fechar a contratação do avançado croata”. A personalidade do jogador e o seu interesse em ingressar nas águias são sinais positivos para o clube português.
Concorrência por Franjo Ivanovic
No entanto, a concorrência do Wolverhampton, sob o comando de Vítor Pereira, pode complicar as negociações. “O clube da Premier League está a fazer o jogador 'hesitar' na sua preferência em mudar-se para as águias, muito por causa do seu poderio financeiro”. Com o meia a tentar formar um futuro brilhante, a pressão está elevada, sendo que as propostas estão a ser discutidas com os belgas, onde “os encarnados colocaram em cima da mesa 20 milhões fixos e mais cinco em variáveis”.
Essa luta pelos jogadores é uma clara representação da intensidade do mercado de transferências, onde o interesse em cada atleta pode mudar rapidamente. Esses dois casos específicos mostram como um novo treinador como Farioli pode alterar o cenário de um jogador e, simultaneamente, como a concorrência dos clubes pode colocar em risco acordos potenciais.
Possibilidade de renovação para Pepê
No caso de Pepê, a possibilidade de uma renovação também está em estudo por parte dos dragões, em um movimento que poderá selar a sua importância para a próxima temporada. Cada jogador, portanto, enfrenta um futuro incerto, mas estas mudanças na liderança e as dinâmicas do mercado prometem fazer as suas histórias de maneira imprevisível.