Abel Ferreira confirmou a saída de Richard Ríos do Palmeiras, afirmando que está fora
do plantel. O técnico português revelou que recebeu a informação do diretor de futebol, Anderson Barros, em uma chamada às 10h30, quando foi informado que o médio colombiano não fazia mais parte da equipa. Nas suas palavras, Ferreira destacou o impacto que Ríos teve na sua evolução, referindo: ““O nosso trabalho com ele e o trabalho dele fizeram com que chegasse à seleção e atingisse os níveis que atingiu. Destacou-se no Mundial de Clubes e só teve de escolher o clube que queria, não faltavam clubes que o queriam.””
Ríos assistiu ao jogo contra o Atlético Mineiro na bancada, onde o Palmeiras venceu por 3-2, deixando a sua marca emocional como despedida. O jogo foi marcado por uma prestação esforçada de Hulk, ex-jogador do FC Porto, que deixou dores de cabeça
ao treinador com dois golos magníficos, embora não tenha conseguido evitar a derrota da sua equipa.
A transferência de Richard Ríos para o Benfica está prestes a se concretizar, com um investimento de 27 milhões de euros, distribuídos em três prestações. O Palmeiras ficará com 21,6 milhões deste total, enquanto o restante será dividido entre o Flamengo e o Guarani, conforme reportado na imprensa. Este acordo marca um novo recorde para a história do Benfica, superando os 25 milhões pagos pelo passe de Orkun Kokçu ao Feyenoord. Além disso, o negócio também inclui cinco milhões em objetivos.
Interesse do FC Porto e da AS Roma
Historicamente, o FC Porto mostrou interesse em Ríos antes do Mundial de Clubes, mas não teve capacidade financeira para convencer o Palmeiras a ceder o jogador. Na última semana, a AS Roma entrou na corrida, porém acabou por optar por Neil El Aynaoui do Lens, colocando o Benfica numa posição privilegiada para garantir a contratação. A motivação de Richard Ríos em mudar-se para Lisboa, após uma conversa com Rui Costa, presidente dos encarnados, foi um fator chave nesse desfecho.
Quarto Reforço do Benfica
Richard Ríos é assim o quarto reforço do Benfica nesta janela de transferências, a seguir a Amar Dedic, Rafael Obrador e Enzo Barrenechea. A movimentação no mercado de transferências continua a ferver, e as estratégias dos clubes portugueses estão a moldar a próxima época. Com Ríos a caminho do Estádio da Luz, o clube promete reforçar ainda mais a sua competitividade na próxima temporada.