Álvaro Carreras já não é jogador do Benfica. Após uma época e meia a representar a camisola das águias, o lateral espanhol volta, pela porta grande, ao Real Madrid, que pagou 50 milhões de euros pela sua contratação. Contudo, este não será o montante total que as águias irão encaixar com a venda de um dos jogadores imprescindíveis no plantel de Bruno Lage.
Conforme explicou a SAD do Benfica em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, na tarde de segunda-feira, o Manchester United também terá direito a parte dos milhões que o Real Madrid irá pagar de forma faseada.
Valores Envolvidos na Transferência
No fundo, os red devils têm “direito a receber uma mais-valia de 20%”
, sendo que serão descontados “o valor de aquisição dos direitos do jogador e o mecanismo de solidariedade retido na alienação”
. Ou seja, uma vez que o Benfica pagou seis milhões de euros pelo jogador há um ano e, tirando 2,5 milhões do mecanismo de solidariedade, o Manchester United receberá 8,3 milhões de euros.
Os restantes 33,2 milhões irão, sim, para os cofres do Benfica, sendo que para este montante também contribuiu o facto de o Benfica não ter “encargos com serviços de intermediação”
. Assim, a SAD encarnada não terá de pagar qualquer montante aos empresários de Carreras.
Recordes no Mercado de Transferências
Carreras, de 22 anos, deixa a Luz com o estatuto de lateral mais caro de sempre a sair da I Liga para o estrangeiro, superando os casos de Pedro Porro e Nuno Mendes, ambos do Sporting, que foram vendidos por 45 milhões de euros. Fábio Coentrão, que também saiu do Benfica para o Real Madrid, custou 30 milhões de euros no verão de 2011, enquanto Nélson Semedo alcançou 30,5 milhões na sua transferência para o Barcelona em 2017.
Esta transferência marca um novo capítulo na carreira de Carreras, que tem atraído olhares atentos pelos seus desempenhos na liga portuguesa. Este valor de venda ainda reforça a posição do Benfica no mercado, consolidando a sua reputação como formador e vendedor de talentos.
Despedida e Agradecimentos de Carreras
“Obrigado por confiarem em mim e por me ajudarem a crescer como jogador e como pessoa. Levo memórias inesquecíveis, grandes aprendizagens e o carinho de uma massa adepta que sempre esteve presente. Não é fácil, mas vou embora de coração cheio e perseguindo o meu sonho, sabendo que tentei sempre dar o meu melhor pelo 'manto sagrado'”
, escreveu o defesa esquerdo internacional sub-21 espanhol nas redes sociais.
“Despeço-me deste clube, que foi a minha casa por um ano e meio, e só tenho palavras de gratidão para cada companheiro de equipa, treinador, funcionário e dirigente que fizeram parte desta caminhada. Não é fácil encontrar as palavras, mas quero falar com o coração", rematou Carreras, que apenas conquistou uma Taça da Liga ao serviço do Benfica.