Luís Filipe Vieira expressa indignação contra a direção do Benfica

  1. Luís Filipe Vieira é antigo presidente do Benfica
  2. Inquérito surge após Assembleia Geral de 2019
  3. Critica a atual direção do clube
  4. Promete defender o seu nome no Benfica

Luís Filipe Vieira, antigo presidente do Sport Lisboa e Benfica, manifestou a sua indignação e revolta face ao que considera ser a intenção da atual direção do clube em expulsá-lo como sócio. Esta situação surge na sequência dos acontecimentos na Assembleia Geral do Clube em setembro de 2019, onde o presidente dos encarnados apertou o pescoço a um sócio.

Através de comunicados, Vieira questiona a legitimidade do inquérito em curso, afirmando que “o processo de inquérito em causa é injusto e ilegal, desde logo pela longevidade dos factos”. Ele sublinha que, ao longo de cinco anos, nunca foi “questionado, interpelado, denunciado ou responsabilizado”.

Críticas à Atual Direção

Luís Filipe Vieira não hesita em criticar a atual direção do Benfica. Ele afirma que “jamais permitirei ser usado como argumento expiatório de sucessivos fracassos desportivos e perdas patrimoniais e de credibilidade, que são a distinção que esta Direção, em final de mandato, tem para exibir”. Vieira defende que, durante o seu mandato, ele e a sua equipa trabalharam arduamente para restaurar a “respeitabilidade financeira, institucional e desportiva ao Sport Lisboa e Benfica”, conceitos que agora estão em questão devido ao tratamento que tem recebido.

Além disso, Vieira classifica a abertura do inquérito como uma “fuga para a frente”, argumentando que se trata de uma forma de desviar as atenções das responsabilidades administrativas. Ele insiste em saber a quem serve esse processo, questionando “quem são os reais promotores” e “que envolvimento existe por parte de titulares de outros órgãos sociais”, ao mesmo tempo que analisa a fundamentação jurídica e se os estatutos do clube estão a ser respeitados.

Medidas e Esclarecimentos

O antigo presidente do Benfica anunciou que tomará medidas para buscar esclarecimentos junto dos líderes das várias instâncias do clube, revelando que “vou zelar pela defesa do meu nome, passado e presente associativo no Sport Lisboa e Benfica e no desporto em Portugal”. Ele está determinado a esclarecer a situação e a proteger a sua imagem.

Vieira também expressou a sua disposição para voltar a participar na vida ativa do Benfica. Ele afirmou: “Aos milhares de sócios que me têm manifestado apoio e solidariedade, a partir de diversos pontos de Portugal e do Mundo, agradeço e afirmo que saberei estar à altura do complexo momento que atravessamos e sei o contributo que posso dar para responder a mais este desafio, como sempre fiz. Pelo Sport Lisboa e Benfica!”.