Liga portuguesa receitas: Europa supera TV no bolo financeiro dos clubes

  1. Os clubes da Liga portuguesa registaram receitas totais de 615 milhões de euros na época 2022/23, um aumento de 11% face ao ano anterior
  2. 194,6 milhões de euros, a maior fatia dos ganhos dos clubes portugueses, provém das suas participações e desempenhos nas competições europeias organizadas pela UEFA
  3. 182,3 milhões de euros arrecadados com os direitos de transmissão televisiva do campeonato nacional
  4. "criou a distribuição televisiva mais polarizada da Europa e coloca desafios à competitividade da liga", segundo a UEFA

Segundo um relatório recente da UEFA sobre as finanças do futebol europeu, os clubes da Liga portuguesa registaram receitas totais de 615 milhões de euros na época 2022/23, um aumento de 11% face ao ano anterior. No entanto, a principal fonte desses rendimentos não são os direitos televisivos, como se poderia esperar.

Protagonismo das competições europeias

De facto, a maior fatia dos ganhos dos clubes portugueses, cerca de 194,6 milhões de euros, provém das suas participações e desempenhos nas competições europeias organizadas pela UEFA. Este valor supera inclusive os 182,3 milhões de euros arrecadados com os direitos de transmissão televisiva do campeonato nacional.

Segundo o organismo europeu, esta situação "criou a distribuição televisiva mais polarizada da Europa e coloca desafios à competitividade da liga". Tal deve-se aos "contratos de longa duração assinados por alguns dos principais clubes, como Benfica, FC Porto, Sporting e Braga".

Transferências e investimento privado

Apesar deste cenário, a Liga Bwin continuou a destacar-se pelo seu desempenho positivo no mercado de transferências, apresentando um lucro total de 143 milhões de euros na época 2023/24. Além disso, 39% dos clubes da principal divisão portuguesa pertencem a investidores privados, sendo que em metade deles há pelo menos um acionista estrangeiro.

No que toca às infraestruturas, 47% dos estádios que receberam jogos da Liga são propriedade do Estado ou de municípios, sendo o valor total estimado destes recintos e outros ativos dos clubes de 441 milhões de euros, uma média de 20 milhões por estádio.

Henrique Araújo perto de reforçar o ataque do Vitória SC

  1. Henrique Araújo, 23 anos, pode ser emprestado ao Vitória SC pelo Benfica.
  2. O contrato de Nélson Oliveira termina em junho, motivando a procura por reforços no ataque do Vitória SC.
  3. Henrique Araújo procura relançar a carreira após 135 minutos em 12 jogos pelo Benfica.
  4. Henrique Araújo está avaliado em 1,8 milhões de euros.

Final da Taça da Liga entre Sp. Braga e V. Guimarães é momento histórico do futebol português

  1. Vai ser um jogo muito difícil. O V. Guimarães vem com uma dinâmica positiva, é uma equipa em crescimento e nota-se o trabalho que está a ser feito.
  2. Mesmo o nosso bom jogo com o Benfica não serve. Amanhã começa 0-0 e tens de ganhar o direito a conquistar o jogo.
  3. Nós vamos fazer parte do dérbi mais histórico que existe entre estas duas equipas, porque é o primeiro dérbi que existe em que vai decidir um título