No jogo entre o Santa Clara e o Benfica, aos 79 minutos, houve um lance polémico envolvendo os jogadores Carreras e Diogo Calila. O defesa do Benfica Carreras empurrou ostensivamente Calila, do Santa Clara, colocando o braço esquerdo na axila/ilharga direita do adversário.
Sobre este lance, os comentadores Jorge Coroado, José Leirós e Fortunato Azevedo analisaram a decisão do árbitro Hélder Malheiro. Jorge Coroado considerou que se tratou de uma «má decisão», pois Carreras empurrou Calila, devendo ter sido assinalado penálti. Já José Leirós e Fortunato Azevedo consideraram que a decisão do árbitro foi «boa». Segundo Leirós, Carreras e Calila «colocaram ambos o braço, empurrando-se mutuamente para ganhar posição, efetuando faltas simultâneas», pelo que Malheiro «bem perto corretamente deu sinal que o jogo prosseguia sendo boa decisão de não assinalar penálti». Azevedo, por sua vez, afirmou que «Carreras e Calila tentam ganhar posição utilizando os braços, Carreras é mais forte e Calila cai sem qualquer infração», pelo que a decisão de não marcar penálti foi «boa», tratando-se de um «lance perfeitamente legal, sem motivo para penálti».
Assim, a análise dos comentadores indica que o árbitro Hélder Malheiro acertou ao não assinalar grande penalidade neste lance polémico entre Carreras e Calila.