O ex-internacional português Nani é um dos rostos da nova iniciativa da UEFA "Take Care", que visa promover a saúde e o bem-estar, com especial foco nos mais jovens. A campanha pretende utilizar o futebol como ferramenta para incentivar estilos de vida saudáveis e hábitos positivos.
Nani marcou presença numa mesa redonda sobre esta iniciativa, juntamente com a treinadora da seleção feminina da Suíça, Pia Sundhage, e Valter Di Salvo, diretor de Desempenho e Ciência do Futebol na Aspire Academy e na Federação de Futebol do Qatar.
Futebol como motor de mudança
O futebol tem uma enorme capacidade de inspirar e de fazer a diferença na vida das pessoas. Por isso, acredito que iniciativas como esta são essenciais para sensibilizar para a importância da saúde, da atividade física e do bem-estar emocional para as novas gerações. Tenho muito orgulho de poder contribuir com a minha experiência e visão sobre como o futebol pode ser um motor de mudança, ajudando a enfrentar os desafios da saúde mental e física na sociedade moderna, afirmou Nani durante o painel que decorreu na Casa do Futebol Europeu, em Nyon, na Suíça, e sob a moderação de Pedro Pinto.
Promoção da saúde e bem-estar no futebol
A iniciativa "Take Care" foi desenvolvida para apoiar associações nacionais, ligas, clubes, escolas e outros intervenientes do futebol na promoção da saúde e do bem-estar. Faz parte da estratégia de sustentabilidade da UEFA para 2030 e inclui seis módulos sobre temas como atividade física, nutrição e saúde mental. O primeiro módulo já está disponível no portal oficial da UEFA.