Moreno Teixeira, antigo treinador do Vitória de Guimarães, foi o responsável por promover Manu Silva à equipa principal dos conquistadores e pela sua estreia, colocando-o inicialmente como defesa central. O técnico, de 43 anos, explicou que na altura viu qualidade no jogador, que podia atuar em diversas posições, e que por isso apostaram nele, resgatando-o do Feirense.
«Um jogador de qualidade e que nos dava várias soluções»
«Percebemos, na altura no Vitória de Guimarães, que era um atleta que podia fazer duas posições com muita competência. Jogávamos com três defesas e o Manu tanto podia jogar pelo meio, como pela direita, porque tem muita qualidade na saída de bola e também no passe. Mas, também podia ser médio, devido ao bom posicionamento que sempre demonstrou. Percebemos que estava ali um jogador de qualidade e que nos dava várias soluções», explicou Moreno.
«Manu é um bom exemplo para o mundo atual da bola»
O treinador elogiou a paciência e a capacidade de trabalho de Manu Silva, que esperou pela sua oportunidade no Vitória de Guimarães, antes de se afirmar como titular. «O Manu é um bom exemplo para o mundo atual da bola, pois começa a jogar com maior regularidade, julgo eu, quando o Handel tem um problema físico e ele agarrou a oportunidade. Não se assumiu logo como titular, com Handel e Tiago Silva à sua frente na hierarquia de médios. Mas, pelo que conheço, e conheço bem, é um miúdo que nunca desiste, que trabalha bastante, é incansável e espera pela oportunidade.»
Moreno não tem dúvidas de que Manu Silva está pronto para o desafio de representar o Benfica. «Alguém que consiga impor-se no Vitória de Guimarães está preparado para todo o tipo de exigência. Porque o clube, não só o obriga na exigência do trabalho e do comportamento tático, mas também na pressão de ganhar. Todos estão preparados e, por isso, o Manu vai estar no ponto para representar um clube como o Benfica.»