Época a meio: o ponto de situação
Concluída a primeira volta do campeonato, é tempo de comparar a performance das equipas da elite do futebol português em relação à primeira metade da temporada passada. É de realçar que, no que toca aos três 'grandes', apenas um fez mais pontos do que na época anterior.
O Sporting 'perde' dois pontos
Apesar de repetir o título de campeão de inverno, o Sporting fez menos dois pontos (descendo de 43 para 41) do que na época transata, numa temporada em que já leva três lideranças técnicas distintas. Nas palavras do treinador Rúben Amorim, que saiu para o Manchester United após a 11.ª jornada com 11 triunfos, «apenas oito pontos foram somados em seis jogos, 'divididos' entre João Pereira e Rui Borges».
O FC Porto 'ultrapassa' o Sporting
Já o FC Porto teve a oportunidade de 'roubar' o título de campeão de inverno ao seu rival, mas vacilou frente ao Nacional (2-0), no passado domingo. Ainda assim, a equipa de Vítor Bruno não só saltou da terceira para a segunda posição, como fez mais dois pontos (subindo de 38 para 40) do que a turma anteriormente liderada por Sérgio Conceição.
O Benfica perde terreno
Por sua vez, o Benfica deparou-se com uma queda ainda maior do que o Sporting, dado que fez menos quatro pontos (descendo de 42 para 38), sendo que tal cenário poderia ter sido evitado face às derrotas nas duas últimas jornadas, diante de Sporting (1-0) e Sporting de Braga (1-2). Como referiu o treinador Roger Schmidt, que iniciou a época na Luz, «fui responsável pela perda de cinco pontos nas primeiras quatro rondas», até que foi rendido por Bruno Lage.