O Benfica teve uma exibição muito aquém do esperado no dérbi com o Sporting, terminando o jogo com apenas dois remates enquadrados. Esta foi a segunda pior exibição ofensiva dos encarnados esta temporada, superada apenas pelos jogos com o Bayern Munique e o Vitória de Guimarães.
O texto refere que «aos 61 minutos, Zeki Amdouni, opção de Bruno Lage para ponta de lança, teve a melhor oportunidade do Benfica, mas rematou por cima da barra. Foi o único remate do internacional suíço, num total de 14 da equipa contra os leões, dos quais apenas dois foram enquadrados.»
Números preocupantes
Segundo o artigo, «Kokçu, aos 26', num livre direto perigoso e Akturkoglu, aos 11', foram os únicos com remates enquadrados» pelo Benfica. Nos pontas de lança, Amdouni esteve 75 minutos em campo e disparou uma vez, Arthur Cabral entrou aos 6' e acabou com duas tentativas, e Pavlidis jogou 15' sem qualquer remate.
Esta foi a segunda vez esta época que o Benfica acabou um jogo com apenas dois remates enquadrados, igualando os registos da primeira jornada, ainda com Roger Schmidt, contra o Famalicão, e do jogo com o Bayern Munique (um remate, sem acertar no alvo) e o Vitória de Guimarães (oito disparos, apenas um, por Akturkoglu, enquadrado e que valeu o triunfo por 1-0).
Derrota no dérbi
Apesar de terem rematado mais vezes que o Sporting (14 contra 12), os encarnados tiveram menos remates enquadrados (dois contra seis). O último jogo em que o Benfica acabou com menos remates e menos remates enquadrados foi contra o Aves SAD (13/18 e 18/7, registos favoráveis ao Aves).
O dérbi com o Sporting, primeira derrota de Lage no campeonato, foi o quarto jogo do Benfica, esta época, sem marcar — os outros foram com Famalicão (0-2), Bayern (0-1) e Bolonha (0-0). Só em quatro jogos, por outro lado, os encarnados consentiram mais remates — Aves SAD (18), Bayern (24), Feyenoord (14) e Estrela Vermelha (15).