Decisão "brutal" segundo a imprensa internacional
O Sporting tomou a decisão de despedir o treinador João Pereira, apenas um mês depois de este ter assumido o cargo, substituindo Rúben Amorim. A notícia foi destacada pela imprensa internacional, com o "Daily Mail" a considerar o despedimento como "brutal", tendo ocorrido "seis minutos antes do fim do dia de Natal".
O presidente do Sporting, Frederico Varandas, começou a apresentação do novo treinador, Rui Borges, com duras críticas a João Pereira. «Gostaria de deixar uma palavra especial ao ex-treinador João Pereira. Entrou num momento que todos conhecemos, num desafio extremamente complicado e desafiante. A verdade é que, tanto nós Sporting, como o João, infelizmente, chegámos à conclusão que não correu bem», afirmou Varandas.
Dificuldades enfrentadas por João Pereira
O dirigente sportinguista reconheceu as dificuldades enfrentadas por João Pereira, nomeadamente o "choque emocional brutal pela saída de Rúben Amorim" e a "onda de lesões que nunca tivemos, e uma onda de arbitragens infelizes, que prejudicou a carreira do treinador". No entanto, Varandas considerou que "o principal problema foi que João Pereira não pôde ser João Pereira. Perdemos Rúben Amorim, mas também não conseguimos ter João Pereira. Se fosse outro treinador infelizmente iria passar por isto".
João Pereira, de 40 anos, venceu apenas três dos oito jogos que orientou a equipa do Sporting, depois de ter assumido o comando técnico no dia 11 de novembro, quando sofreu uma derrota pesada diante do Arsenal, na Liga dos Campeões, por 5-1. O "Daily Mail" destaca que Pereira se tornou "no primeiro treinador na história do Sporting a perder quatro dos primeiros cinco jogos".
Rui Borges assume o comando técnico
Rui Borges, de 43 anos, será o novo treinador do Sporting e já vai orientar o treino desta quinta-feira. O técnico deixa o Vitória de Guimarães e já estará no banco de suplentes no dérbi frente ao Benfica, a realizar no domingo, pelas 20h30.
Varandas afirmou que "não tenho dúvidas de que Rui Borges vai poder ser o Rui Borges" e que "quando [João Pereira] for João Pereira terá o seu devido sucesso e mérito, pelas suas competências e caráter". O presidente do Sporting considerou que a apresentação de Rui Borges é feita "com tanta confiança" porque "é o meu conceito de liderança. Não me interessa se me vou fragilizar se correr mal, interessa o que posso fazer para dar força e motivar. Interessa mais a comunicação interna do que a comunicação para fora".