Diogo Ribeiro, nadador do Benfica, prolongou as suas férias após os Jogos de Paris 2024 e atrasou o regresso aos treinos. No entanto, isso não o impediu de se preparar bem para o Campeonato Nacional que decorre em Tomar.
Nas eliminatórias da manhã, Ribeiro bateu o recorde nacional dos 100 mariposa em piscina curta, com o tempo de 50,25 segundos, retirando 25 centésimos ao seu próprio recorde anterior de 51,00 segundos, que havia sido estabelecido há um ano, em Felgueiras, também no Campeonato Nacional.
À tarde, na final, o «duas vezes campeão mundial» do Benfica voltou a impressionar, vencendo a prova com o tempo de 50,12 segundos. Pedro Santos, do Algés, ficou em segundo lugar com 53,14 segundos, seguido de Henrique Silva com 53,64 segundos.
Recorde-se que na sexta-feira, primeiro dia do Nacional, Ribeiro já havia garantido o título dos 100 livres com a sua melhor marca de sempre.
Além disso, a olímpica do Louzan Natação, Rafaela Azevedo, retirou a marca mais rápida dos 50 costas em piscina curta a Diogo Ribeiro, que agora detém todos os máximos no estilo em piscinas de 25m e ainda tem outros dois em piscina longa. Já a nadadora do Colégio Efanor baixou o máximo luso dos 100 estilos e juntou esse título em piscina curta ao dos 100 livres nos Nacionais que decorrem em Tomar.