O Mundial Feminino Regressa
O ano de 2025 será marcado por importantes eventos no futebol internacional, com destaque para o Mundial feminino e o novo formato do Mundial de clubes. No Mundial feminino, a final será uma reedição da final do Europeu 2022, com a Noruega, atual campeã, a defrontar a Dinamarca. As norueguesas, também campeãs olímpicas em Paris2024, chegaram à final após baterem a Hungria por 30-22 numa partida em que foram claramente superiores. «Henny Reistad extends Norway's lead to 7-4 with a clinical finish!», escreveu a conta oficial do Campeonato da Europa no Twitter.
Já a Dinamarca chegou à final após vencer a França por 24-22 num encontro bem disputado. Esta será a segunda final consecutiva entre as duas seleções, depois de a Noruega ter vencido o Europeu 2022 por 27-25.
Um Novo Mundial de Clubes
Além do Mundial feminino, 2025 também será marcado pela introdução de um novo formato do Mundial de clubes, com 32 equipas, incluindo os portugueses Benfica e FC Porto. O torneio vai decorrer entre junho e julho nos Estados Unidos, numa «revolução» imposta pela FIFA.
A Liga das Nações e o Europeu Feminino
A nível de seleções, 2025 também será um ano importante, com a realização da Liga das Nações. Portugal, vencedor da edição de 2019, vai tentar repetir o feito, embora tenha pela frente a Dinamarca nos oitavos de final. Alemanha, Itália, Países Baixos, Croácia, França e Espanha, atual detentora do título, também estão na corrida pelo troféu, com a 'final four' marcada para junho.
No Europeu feminino, que se realiza na Suíça, Portugal vai tentar impedir as favoritas Alemanha, França, Inglaterra e Países Baixos de seguirem em frente na competição, ou até, entrar na luta pelo apuramento inédito na fase de grupos. As inglesas defendem o título.