Passagem pelo Benfica não se concretizou
João Carvalho esteve 13 anos ligado ao Benfica, tendo chegado a fazer dez jogos pela equipa principal. No entanto, o médio, hoje com 27 anos, não conseguiu afirmar-se no clube da Luz. «Foi um pouco falta de maturidade, era um jovem que tinha muito para crescer e fui muito bem recebido por todos na equipa A. Mas não me consegui afirmar. Acabei por não fazer parte das escolhas e dei por mim a aceitar», confessou o jogador, que acabou por sair do Benfica em 2018, rumo ao Nottingham Forest.
Carvalho não escondeu que não gostou de «aceitar tão facilmente que ficava de fora das opções», chegando a sentir que estava «demasiado confortável no clube». Por isso, decidiu sair para outro campeonato e ficou «muito feliz com a decisão». «Se voltasse atrás, optava pelo mesmo caminho», garantiu.
Contributo indireto para o título do Benfica
Apesar de não se ter conseguido afirmar no Benfica, Carvalho acabou por, indiretamente, ajudar o clube a ser campeão em 2016/17. Nessa época, o médio esteve emprestado ao V. Setúbal e chegou a marcar um golo no empate frente ao FC Porto (1-1). «Talvez sim, indiretamente, embora Benfica e FC Porto tenham perdidos outros pontos, não foi ali que se decidiu o título. Lembro-me que festejei muito e fiquei muito feliz, sobretudo porque ajudei o V. Setúbal a conquistar um ponto importante», recordou.
Conquista da Liga Conferência com o Olympiacos
Para além da sua passagem pelo Benfica, Carvalho também viveu um momento inesquecível ao serviço do Olympiacos, clube pelo qual conquistou a Liga Conferência em 2023/24. «Foi incrível, uma emoção muito grande. Há imagens que vou guardar para sempre e vídeos que revejo muitas vezes. O Olympiacos é um grande da Grécia e lá os adeptos são mais loucos do que em Portugal. Vi pessoas agarradas a postes de eletricidade e semáforos, um ambiente fantástico», recordou.
Uma época de afirmação no Estoril
Atualmente, Carvalho está a viver um dos melhores momentos da sua carreira ao serviço do Estoril. O médio, que já foi considerado o melhor em campo em quatro jogos esta época, admitiu que «está a ser uma época em que me estou a sentir melhor, talvez fruto da maturidade que ganhei nos últimos anos». «Passei por sítios onde tive obstáculos difíceis de ultrapassar e isso tornou-me mais forte. Sinto que estou num dos melhores momentos da minha vida, quer a nível profissional, quer pessoal. Isso reflete-se em campo», revelou.
Carvalho tem-se destacado pela sua versatilidade, atuando várias vezes como ala. «Consigo ser um vagabundo em campo e o treinador [Ian Cathro] dá-me essa liberdade. Sempre fui médio, mas já joguei a extremo várias vezes, por dentro. É isso que procuro fazer nesta posição: tentar desequilibrar um pouco», explicou.
Apesar de ter jogado em Inglaterra, Espanha e Grécia, Carvalho garante que, neste momento, apenas está focado no Estoril. «Quando era mais jovem, pensava em jogar em outros campeonatos; agora, já nem tento. Tenho a ambição de ser melhor todos os dias e nesta altura apenas estou focado no Estoril. Estou muito feliz e a atravessar um dos melhores momentos da minha vida graças à consistência que tenho tido», afirmou.