O sonho de Andreas Schjelderup em representar a Noruega no próximo Campeonato da Europa de sub-21 chegou ao fim. O jovem avançado do Benfica, que era uma das principais figuras da seleção nórdica, não vai poder participar na competição, que se realizará na Eslováquia em 2025, depois da eliminação da sua equipa no play-off de acesso.
Apesar de a Noruega ter vencido a Finlândia por 2-1 na segunda mão do play-off, realizada esta terça-feira, o resultado agregado foi desfavorável aos noruegueses, que tinham sofrido uma pesada derrota por 5-1 na primeira mão, em Helsínquia.
## Derrota decisiva na primeira mão
«Apesar da vitória, o resultado da primeira mão revelou-se decisivo», lamentou o jovem avançado Schjelderup, que foi titular e jogou os 90 minutos na vitória da Noruega.
Na partida desta terça-feira, a Finlândia adiantou-se no marcador aos 55 minutos, por intermédio de Casper Terho, mas a Noruega conseguiu dar a volta ao resultado, com golos de Joel Mvuka (81') e Marius Sivertsen (88'). No entanto, o triunfo por 2-1 não foi suficiente para contrariar a goleada sofrida na primeira mão.
«Schjelderup até venceu, mas o resultado da primeira mão revelou-se decisivo», explicou o médio Osto Liimatta, do Famalicão, que entrou na segunda parte do jogo pela seleção finlandesa.
## Ausência no Europeu de sub-21
A eliminação da Noruega significa que Schjelderup não vai poder participar no próximo Europeu de sub-21, algo que também dependia da autorização do Benfica. As águias vão estar presentes no Mundial de Clubes, que decorre entre 15 de junho e 13 de julho e que coincide com o Europeu.
«O triunfo da Noruega sobre a Finlândia na segunda mão do play-off de acesso ao Europeu de sub-21, por 2-1, revelou-se insuficiente para garantir o apuramento. Depois da goleada sofrida na sexta-feira (5-1), Schjelderup e companhia foram incapazes de inverter o rumo da eliminatória», lamentou o jovem médio do Famalicão, Osto Liimatta.