A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) realizou esta segunda-feira a gala Quinas de Ouro, onde foram entregues diversos galardões a elementos do desporto português.
O destaque foi para Cristiano Ronaldo, que recebeu as Quinas de Platina, o prémio principal da noite. O capitão da seleção nacional expressou o seu «amor pelo país e seleção».
Além de CR7, foram distinguidos outros jogadores e treinadores de relevo. O veterano Pepe foi homenageado pela sua carreira, enquanto Diogo Costa, Rúben Dias e Vitinha foram nomeados para os prémios da Bola de Ouro.
O treinador Jorge Jesus foi premiado pelo recorde de 34 vitórias consecutivas ao comando do Al Hilal, na Arábia Saudita.
Nos clubes, o Sporting, Benfica, FC Porto, SC Braga e V. Guimarães foram distinguidos pelos seus contributos nas competições europeias. O Sporting, com Rúben Amorim como treinador campeão, e o Benfica, com Filipa Patão, também foram galardoados.
Outros premiados incluíram o Santa Clara, vencedor da Liga 2, o Alverca, campeão da Liga 3, e as seleções nacionais de futebol de praia e futsal. Jogadores como Bruno Fernandes, Bernardo Silva e João Matos também receberam distinções.
A cerimónia contou ainda com a entrega de prémios a dirigentes, treinadores e atletas de outras modalidades, como o futebol feminino, o futebol de praia e os Jogos Paralímpicos e Olímpicos.