Capitão argentino não sai no mercado de inverno
Nicolás Otamendi, de 36 anos, vai cumprir o contrato que o liga ao Benfica até 30 de junho de 2024. O clube da Luz não tem intenções de deixar sair o defesa-central e capitão da equipa, e o próprio jogador também não quer abandonar o Benfica nesta altura.
Nos últimos dias, surgiram rumores na Argentina de que o River Plate estaria interessado em contratar Otamendi no mercado de inverno. No entanto, o próprio jogador já se tinha pronunciado sobre essa possibilidade a 14 de outubro, numa entrevista à ESPN argentina. «Nunca se sabe, mas ainda tenho esta época de contrato com o Benfica. Por respeito ao clube, estou sempre focado cá [no Benfica] e, quando acabar contrato, logo se verá. Não quero criar ilusões às pessoas do River. Sabem que sou adepto do clube e vejo todos os jogos. Além disso, tenho uma relação muito boa com os dirigentes e a verdade é que não sei. Deus dirá o que vai acontecer depois de acabar contrato.»
Jogador-chave no Benfica
Otamendi chegou ao Benfica em 2020, proveniente do Manchester City, por 15 milhões de euros. Rapidamente ganhou o respeito de quem trabalha diariamente com a equipa e a braçadeira de capitão. «O tempo nada me diz. Escolho sempre um jogador novo. De todos os que chegaram só podiam ser Otamendi ou Vertonghen, pela experiência. Otamendi fala português. Vai continuar a ser um dos cinco capitães», justificou Jorge Jesus, então treinador do Benfica.
Esta época, Otamendi é o terceiro jogador mais utilizado do plantel (1085 minutos), atrás de Carreras (1269') e Trubin (1260'). O presidente Rui Costa autorizou a presença do capitão nos Jogos Olímpicos, no início da temporada, «como prémio de carreira, mas também por saber que poderia contar com o capitão».