O avançado turco do Benfica, Kerem Aktürkoglu, foi eleito o Jogador do Mês da Liga Portugal nos meses de setembro e outubro, numa votação realizada junto dos treinadores da competição. O internacional turco, que chegou à Luz no final do mercado de transferências, somou 29,06% dos votos, superando a concorrência de Viktor Gyökeres, do Sporting, com 27,35%, e Samu, do FC Porto, que obteve 23,93% dos votos.
«As exibições de Kerem Aktürkoglu causaram impacto na Liga Portugal e no voto dos treinadores, que lhe atribuíram o prémio de Jogador do Mês», destacou a Liga.
O destaque de Aktürkoglu
Neste período de dois meses, Aktürkoglu marcou cinco golos e fez duas assistências, mostrando-se decisivo desde a sua estreia. O avançado de 26 anos estreou-se a marcar um golo na partida frente ao Santa Clara, tendo depois assinado duas assistências contra o Boavista e voltado a encontrar o caminho do golo diante do Gil Vicente. A fechar o período em avaliação, Aktürkoglu apontou um hat-trick na receção ao Rio Ave.
Além do prémio de Jogador do Mês, o turco já havia sido eleito o melhor avançado da Liga neste mesmo período, mostrando-se como uma das grandes contratações do Benfica para a temporada 2022/23.
Outros premiados
Rúben Amorim, que se vai despedir do Sporting para rumar ao Manchester United, foi eleito o melhor treinador, enquanto os portistas Diogo Costa e Francisco Moura foram, respetivamente, os melhores guarda-redes e defesa, com o japonês Kanya Fujimoto, do Gil Vicente, a ser escolhido como o melhor médio.
Na II Liga, o avançado Roberto, do Tondela, foi eleito o melhor jogador e avançado, com Luís Pinto, igualmente dos 'auriverdes', a receber o prémio para melhor treinador. Bernardo, do Tondela, foi escolhido como o guarda-redes em destaque, Rodrigo Borges, do Marítimo, o melhor defesa, e Jair Semedo, do Vizela, o melhor médio.