A chegada de Kerem Akturkoglu ao Benfica este verão tem sido um sucesso impressionante, tanto em Portugal como na Turquia, país de origem do jovem extremo. Com 2 golos e 2 assistências em apenas 3 jogos, Akturkoglu rapidamente se afirmou como uma das principais figuras da equipa encarnada.
Mas o impacto do internacional turco vai muito além dos números. Na Turquia, Akturkoglu era capitão e ídolo do Galatasaray, e a sua saída para o Benfica, por 12 milhões de euros, não foi bem recebida pelos adeptos turcos, que consideram o valor baixo dada a qualidade do jogador.
Origens em Hisareynspor
A publicação turca Fanatik fez uma reportagem sobre os primeiros passos de Kerem Akturkoglu no Hisareynspor, clube onde deu início à sua carreira. «Naquela época, disse logo: 'um dia a Turquia vai falar sobre esta criança'», contou o treinador Muammer Akcay, que trabalhou com Akturkoglu desde 2013. «Costumávamos trabalhar individualmente para o tentar ajudar e percebi. Disse, também: 'se Deus quiser, vamos vê-lo na seleção', e ele respondeu: 'irmão, quero muito'.»
«Kerem é um jogador especial e usa melhor as suas qualidades quando está feliz, e ele está feliz no Benfica. Podia ser o Real Madrid, o Barcelona, o Liverpool, pode chegar a estas equipas desde o Benfica. O Benfica é um clube que encontra bons jogadores e os vende para as melhores ligas da Europa», acrescentou Akcay.
Outras convocações do Benfica
Além de Kerem Akturkoglu, o Benfica tem mais dois jogadores convocados para as respetivas seleções nacionais em outubro. O médio Gianluca Prestianni foi chamado pela Argentina sub-20, enquanto o defesa Issa Kaboré foi convocado pelo Burquina Faso.
Esta série de convocações demonstra a qualidade do plantel do Benfica e a sua capacidade de identificar e desenvolver jovens talentos, que poderão vir a ser vendidos no futuro para as melhores ligas da Europa, como referido pelo antigo treinador de Akturkoglu.