A constante maldição de lesões que persegue Renato Sanches

  1. Renato Sanches regressa ao Benfica com esperança de estabilidade
  2. Jogador tem sido assolado por lesões desde saída do Benfica em 2016
  3. Em 8 épocas, esteve afastado 27 vezes devido a lesões
  4. Volta a sofrer lesão muscular no regresso ao Benfica

Regresso ao Benfica com esperança de estabilidade


Quando Renato Sanches regressou ao Benfica no início desta temporada, muitos adeptos encarnados esperavam que o jovem prodígio que brilhou no Euro 2016 finalmente encontrasse a estabilidade que lhe faltou nos últimos anos. No entanto, a maldição das lesões parece persegui-lo desde a sua saída do clube da Luz em 2016.


Após uma época de empréstimo ao Paris Saint-Germain na temporada passada, Renato Sanches juntou-se ao Benfica no início desta época, com a esperança de recuperar o seu melhor nível e relançar a carreira. No entanto, essa esperança foi rapidamente abalada quando o médio português sofreu uma lesão muscular na coxa direita durante um treino esta semana, devendo falhar o próximo jogo da equipa.

Uma carreira marcada por lesões


Este não é um caso isolado na carreira de Renato Sanches. Desde que deixou o Benfica, em 2016, após se sagrar campeão europeu com a seleção portuguesa, o jogador tem sido assolado por uma série de lesões que têm prejudicado o seu desenvolvimento.


Já depois de ter subido vários degraus nas camadas jovens do Benfica, para onde entrou em 2007, Renato Sanches acabou por se estrear na equipa principal em 2015/16, naquela que seria uma aposta certeira de Rui Vitória para recuperar de uma desvantagem de sete pontos para o rival Sporting (liderado por Jorge Jesus, logo após ter deixado a Luz) e, assim, alcançar o tricampeonato. O médio - com 18 anos na altura - brilhou em campo sem qualquer lesão e motivou a integração na convocatória do selecionador Fernando Santos para o Euro'2016, para além da transferência milionária, na ordem dos 35 milhões de euros, para o Bayern Munique.

Números avassaladores pelas piores razões


No entanto, desde essa época de glória, os números são avassaladores pela negativa. Em oito épocas, Renato Sanches ficou afastado dos relvados por 27 vezes, devido a lesões musculares, traumatismos, distorções, síndromes gripais e fadiga muscular. Apenas em duas épocas conseguiu fazer mais do que 30 jogos.


Esta tendência tem-se refletido no seu número de jogos, golos e assistências ao serviço dos clubes pelos quais passou nesse período, incluindo Bayern Munique, Swansea City, Lille, Paris SG e AS Roma.

Nova lesão no regresso ao Benfica


Agora, no regresso ao Benfica, Renato Sanches já sofreu uma nova lesão, o que levanta preocupações sobre a sua capacidade de manter-se saudável e contribuir de forma consistente para a equipa. O «calvário» parece não ter fim, e os adeptos encarnados esperam que o jogador consiga finalmente superar esta maldição de lesões e recuperar o seu melhor nível.


À semelhança do que aconteceu em todas as temporadas desde 2016/17, Renato Sanches voltou a sofrer uma lesão - desta vez de teor muscular na coxa direita - e teve de abandonar o treino às ordens do 'novo' treinador das águias, pelo que deverá falhar o duelo deste sábado, frente ao Santa Clara. Será o único? O motivo de alarmes da Luz poderá estar precisamente aí.

Esperança de relançar a carreira no Benfica


A esperança é que, com o apoio do Benfica e da sua nova equipa técnica, Renato Sanches consiga finalmente encontrar a estabilidade física necessária para relançar a sua carreira e voltar a brilhar como fez no Euro 2016. No entanto, a história recente sugere que essa tarefa não será fácil, e o «pesadelo» das lesões pode continuar a assombrar o jogador português.

Japão goleia Indonésia por 4-0 nas qualificações para o Mundial 2026

  1. Japão goleia Indonésia por 4-0 em jogo da 5.ª jornada da segunda fase de grupos da qualificação da Ásia/Oceânia para o Mundial 2026
  2. Hidemasa Morita, médio do Sporting, marca um dos golos da partida
  3. Japão lidera o grupo C com 13 pontos, seguido da Austrália, Arábia Saudita e China com 6 pontos cada
  4. Jogo com dois golos em cada parte, destaque para os 3º e 4º golos marcados por Morita e Sugawara

Vitória de Guimarães apoia candidatura de Nuno Lobo à presidência da FPF

  1. Vitória de Guimarães declara apoio à candidatura de Nuno Lobo à presidência da FPF
  2. Nuno Lobo promete criar delegação e Cidade do Futebol no norte, reforçar apoio à profissionalização dos clubes e fundo de emergência de 15 milhões de euros
  3. Nuno Lobo garante continuidade de Roberto Martínez como selecionador nacional e jogos da Taça de Portugal nos estádios dos clubes