Arbitragem portuguesa gera polémica e acusações de favoritismo

  1. Erros de arbitragem abalaram campeonato português
  2. Arbitragem portuguesa gera polémica e acusações de favoritismo
  3. Sporting acusado de ser "levado ao colo" pela arbitragem
  4. Adeptos do Sporting defendem "fato de campeonato feito à medida do Sporting"

Erros de arbitragem abalaram campeonato português

As decisões da arbitragem têm sido alvo de aceso debate no futebol português nas últimas semanas. Dois casos em particular têm gerado polémica e acusações de favoritismo por parte de alguns adeptos e comentadores. O futebol nacional tem sido marcado pela contestação a algumas decisões da arbitragem, com ambos os lados a acusarem-se mutuamente de beneficiarem de uma "dualidade de critérios".

Caso do jogo entre São Paulo e Fluminense

O primeiro caso envolve o jogo entre São Paulo e Fluminense, no Brasil. O São Paulo vai tentar anular o jogo na justiça desportiva, alegando que o árbitro cometeu um erro ao validar um golo do Fluminense após recorrer ao VAR. Segundo o Globoesporte, a direção do São Paulo acredita que o árbitro Paulo Cesar Zanovelli deveria ter marcado falta de Thiago Silva por mão na bola na jogada que originou o golo do Fluminense. Nas imagens do VAR divulgadas, Zanovelli explicou a sua decisão: "Eu ia dar lei da vantagem, o jogador [Thiago Silva] parou e bateu a falta. Eu dou sinal de falta. Vamos seguir. Eu dei a lei da vantagem, eu segui. É golo legal." No entanto, o São Paulo entende que, ao ter dado a vantagem, o árbitro deveria ter marcado a falta de Thiago Silva por mão na bola.

Caso do jogo entre Sporting e Farense

Já no campeonato português, o Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) abordou um lance polémico no jogo entre Sporting e Farense. Um dos responsáveis pela arbitragem, João Ferreira, admitiu que um penálti assinalado a favor do Sporting não deveria ter sido marcado. "Se olharmos para o lance na sua plenitude, não gostaríamos que fosse assinalado penálti", afirmou João Ferreira, explicando que "o defensor está parado a fazer contenção, a evitar que o atacante se vire, a proteger a baliza, não faz nenhum gesto com a mão" e que "a bola sofre uma mudança de direção em cima do defensor, acabar por ser inesperada e a bola vai bater no braço. Não tem nada de penálti".

Acusações mútuas de favoritismo

Estas declarações mereceram críticas do conhecido benfiquista Mauro Xavier, que lamentou a decisão e acusou o Sporting de ser "levado ao colo" pela arbitragem. "O ano passado, o Conselho de Arbitragem, até um comunicado teve que enviar por causa de um erro num jogo do Sporting [golo de Paulinho contra o Casa Pia]. Até um comunicado teve que enviar a pedir desculpa, a dizer que tinha sido fora de jogo. Este ano, a primeira vez que vem falar, dos jogos todos que analisou, o único que diz que o árbitro agiu erradamente, adivinha com quem foi? Os meninos de sempre levados ao colo", criticou Mauro Xavier. O benfiquista considerou ainda que o penálti ajudou a "desbloquear" o jogo, que o Sporting acabou por vencer por 5-0. "O 2-0 faz muita diferença. O resto do jogo passeou", afirmou Mauro Xavier, referindo que "a dualidade de critérios está aí". Em Alvalade, alguns adeptos do Sporting defendem que está evidente um "fato de campeonato feito à medida do Sporting", uma vez que os campeões nacionais somam vitórias em todos os jogos realizados até ao momento. Estes casos revelam a sensibilidade do tema da arbitragem no futebol português, com acusações mútuas de favoritismo e dualidade de critérios. A atuação dos árbitros continua a gerar polémica e a ser alvo de forte escrutínio por parte dos adeptos e comentadores desportivos.

FC Porto toma medidas disciplinares após festa de aniversário de jogador ultrapassar hora de recolher

  1. Jogadores do FC Porto desrespeitaram regras do clube durante festa de aniversário
  2. Festa de aniversário de Otávio deveria ter terminado às 20h, mas prolongou-se até às 4h da madrugada
  3. Quatro jogadores, incluindo Otávio, Tiago Djaló e William Gomes, foram visados por terem ficado na festa depois da hora do recolher obrigatório
  4. Direção do FC Porto decidiu instaurar processos disciplinares aos jogadores que desrespeitaram as normas internas do clube

Rui Borges comenta possível transferência de Marcus Edwards para o Burnley

  1. Rui Borges comentou o aproveitamento de Marcus Edwards no Sporting CP.
  2. O Burnley pode ser obrigado a comprar Edwards por 11 milhões de euros se subir à Liga Inglesa.
  3. Rui Borges: “Comigo pouco nada e jogou. Para trás, jogou algumas vezes, outras vezes não, é o normal com todos os jogadores. De resto, e em relação à saída, tem mais a ver com a estrutura do que comigo”.
  4. A possível saída de Edwards levanta questões sobre a gestão de talentos no Sporting CP.