O Benfica despediu Roger Schmidt e Rui Costa assumiu que a intenção inicial era dar estabilidade à equipa. Por isso, manteve o técnico alemão, apesar da contestação que há meses se fazia sentir sobre o treinador, mas não só. Agora, a Direção procura um novo treinador e Sérgio Conceição tem sido colocado na rota da Luz.
Conceição tem "carisma" para o cargo
João Alves, antigo capitão do Benfica, admite que o ex-treinador portista tem "carisma" para o cargo. «Aquilo que me parece, numa equipa sem alma, eu acho que o perfil do Sérgio Conceição, que é o exemplo de um treinador que tem carisma, é alguém que não tem medo e é alguém que tem muitos e muitos anos de futebol», mencionou o 'luvas pretas'.
O antigo capitão encarnado lembrou ainda que Sérgio Conceição tem "muitos e muitos anos ao mais alto nível". E quanto à questão de ter treinado o FC Porto durante vários anos, João Alves lembra que os treinadores são profissionais. «Teve o filho dele a jogar na formação do Benfica [Rodrigo Conceição]. Os treinadores são profissionais e aquilo que fazem é tentar os melhores resultados para as suas equipas», salientou João Alves.
Outros nomes também em análise
Contudo, o ex-futebolista e antigo treinador da formação no Benfica, lembrou que há outros nomes que podem enquadrar-se nas ideias que Rui Costa tem para o futebol das águias. «Há também o Bruno Lage que treinou a formação do Benfica, foi campeão no Benfica», recordou João Alves, que falava em declarações na RTP 3, numa altura em que o Benfica está no mercado em busca de um novo treinador.
Há quem acompanhe o contexto encarnado e lembre que Bruno Lage tem "obra feita", enquanto que Sérgio Conceição pode não gerar expectativa nos adeptos encarnados. «O Conceição entusiasma alguém?», questionou há poucas semanas o ex-dirigente sportinguista Barbosa da Cruz, por exemplo.
Conceição pode não ter "cultura de Benfica"
Ainda relativamente ao clube da Luz e ao ex-treinador do FC Porto, há quem já tenha lembrado que Sérgio Conceição é um técnico que "não tem cultura de Benfica". Mas a decisão caberá a Rui Costa.
Fica certo que se Sérgio Conceição rumar à Luz não será o primeiro a mudar entre rivais. Há poucos anos, recorde-se, foi Jorge Jesus que trocou a Luz por Alvalade e, mais tarde, voltou ao Benfica pela mão de Luís Filipe Vieira.