A seleção portuguesa de hóquei em patins viveu um dia memorável no torneio GoldenCat, conquistando três vitórias importantes em diferentes frentes.
Antes mesmo do último jogo da fase de grupos, Portugal viu o castigo de seis jogos aplicado a Zé Miranda ser reduzido apenas a um. O jogador tinha sido expulso no jogo inaugural após um desentendimento com o francês Roberto di Bendetto, seu companheiro de equipa no Benfica, e ambos tinham recebido uma pesada sanção da World Skate, que foi agora atenuada.
Vitórias sobre Itália e Catalunha
Já com Zé Miranda em campo, a seleção portuguesa começou por vencer a Itália por 4-2, com golos de João Rodrigues, Rafa, Hélder Nunes e Xavi Cardoso. «As duas seleções já sabiam que voltariam a defrontar-se na meia-final», revelou o selecionador nacional.
E aí, Portugal ganhou de forma ainda mais esclarecedora, por 6-2. João Rodrigues (2), Gonçalo Alves, Gonçalo Pinto, Xavi Cardoso e Zé Miranda, que se estreou a marcar pela seleção principal, anotaram os golos que garantiram a final da competição de preparação para o Mundial.
Final entre Portugal e Catalunha
No jogo decisivo, a equipa lusa vai defrontar a seleção da Catalunha, que ganhou à França por 6-4, e que foi a única equipa a impor uma derrota a Portugal na competição (7-6), como lembrou o selecionador.
Também a vertente feminina vai ser decidida entre Portugal e a Catalunha. A equipa lusa goleou a Itália por 5-0 na meia-final, com golos de Joana Teixeira (3), Inês Severino e Sofia Moncóvio, enquanto a seleção da casa sofreu para afastar o Chile, mas venceu por 4-3.