Benfica: uma maratona de sofrimento e incertezas

  1. Seis pontos em nove possíveis
  2. Jogo «sensaborão e cinzento»
  3. Equipa «que se arrasta em termos exibicionais e, sobretudo, já sem o mínimo de coerência»
  4. Benfica ficou sem Aursnes por lesão
  5. Tiago Gouveia testado como lateral direito na pré-época
  6. Meio-campo «sem qualquer tipo de criatividade na construção»
  7. Benfica tem situação privilegiada na baliza com Trubin e Samuel Soares

Um cenário nem catastrófico nem animador


Seis pontos em nove possíveis e um cenário que não é propriamente catastrófico. Sim, o Benfica venceu o Estrela da Amadora, mas o jogo foi novamente «sensaborão e cinzento». A verdade e a frieza da classificação defendem Roger Schmidt, mas «por detrás da cortina, a "verdadinha" transforma-se em mentira ou, se assim o quisermos, numa equipa que se arrasta em termos exibicionais e, sobretudo, já sem o mínimo de coerência», como escreveu um comentador.


Na realidade, «quase que faz lembrar o recente debate alusivo às eleições norte-americanas entre Donald Trump e o entretanto candidato desistente Joe Biden». Este último, a certo ponto, «não foi capaz de se exprimir corretamente e ficou sem fala». Respondeu Trump na altura «"que não percebeu o que ele disse mas, no caso, ele também não faz ideia a mínima ideia daquilo que disse"».

A perda de referências


E o Benfica vive neste estado: «ninguém percebe o que se está a passar, sendo que se teme que o próprio técnico também não». Agora surge a questão João Mário: recuperado no início da temporada com o intuito de se assumir como peça-chave no recrudescimento da fórmula vencedora de há duas temporadas, eis que de repente passa a transferível. Ou seja, «pretendeu-se recolocar o gelo e a ponderação no meio-campo para, de um momento para o outro, deixarmos na gaveta toda essa plataforma de tranquilidade».


No sentido contrário, Prestianni era visto como alternativa e diamante em fase de potenciação e desenvolvimento. Mas, no início da temporada, passou a titular (sem se colocar em causa o inegável valor do atleta) e eventual responsável pela criação ofensiva. Já Kokcu é o novo «"Aursnes"»: já foi médio-centro, extremo de ambos os lados e médio ofensivo (onde rende mais, é um facto), apresentando uma polivalência exagerada que vai subtraindo, dia após dia, um manancial de qualidades que seria fantástico se o jogador fosse devidamente capitalizado.

A lesão de Aursnes e a indefinição no lado direito


Agora o Benfica ficou sem Aursnes devido a lesão e, mais do que ficar sem um médio, fica sem alternativa para a posição de lateral direito. E, de facto, Aursnes e Kokcu partilham uma sina que deveria ser uma dádiva: são excelentes jogadores do ponto de vista individual, o que os leva a desempenhar erradamente o papel de bombeiros na penumbra táctica de Schmidt.


Também é um azar tremendo ficar sem Tiago Gouveia, sobretudo nesta altura. Por aqui, o manual da incoerência tem um dos seus capítulos mais gritantes: na temporada passada, nem pensar colocar Tiago Gouveia a lateral direito. Nunca, jamais, ou em tempo algum. Mas, na pré-temporada, já faz todo o sentido testá-lo nessa posição para depois o colocar como extremo-esquerdo, o que até não está errado do ponto de vista de recurso (diante do Casa Pia a sua ação foi determinante para exponenciar os corredores) mas está completamente desfasado em termos de planeamento e potenciação das qualidades de (mais um) elemento subaproveitado.

A indefinição no meio-campo


À construção de um meio-campo defensivo sem qualquer tipo de criatividade na construção à renovação de Di Maria (até faria sentido em determinados moldes e se nunca colocasse em causa a permanência de Neres), o Benfica segue a navegar à deriva. Se a posição de lateral direito pode ser um problema (sobretudo em termos de alternativas a Bah), a qualidade da cozinha abunda sem que o cozinheiro saiba o que fazer com tantos ingredientes ao dispor.


Pensamento inflexível: na temporada passada o meio-campo era constituído por «"Kokcu e o outro"» e o cenário repete-se nesta época na linha avançada: Pavlidis e o «"outro"», parecendo que o grego chegou como uma espécie de panaceia universal para todos os problemas que pontificam e pontificaram na linha avançada. E, refira-se, o jogo diante do Casa Pia serviu para se provar que o Benfica até tem capacidade para se desembaraçar dos adversários com relativa facilidade, assim haja leitura prévia e interpretação natural.

Oportunidades na baliza e na defesa central


Se, na zona central da defesa, o «"eclipse"» de António Silva (leia-se também erros na seleção) é também consequência de uma temporada passada em que não evoluiu no seu processo de desenvolvimento, até na baliza o Benfica tem uma situação privilegiada: Trubin como guarda-redes de alto gabarito e bem secundado por um Samuel Soares com todas as condições para ser o titular a médio e longo-prazo. Uma oportunidade única para se fazer o mesmo que o FC Porto fez com a dupla Marchesin-Diogo Costa.


Mas, pelos vistos, o Benfica também está no mercado em busca de uma nova alternativa. Assim sendo, confirmar-se, mais um «"enfim"» em tom de suspiro prolongado.

O cenário imediato e as exigências futuras


Neste cenário, o contexto deturpa-se. Em vez de cada jogo ser uma final, passa a ser um balão de oxigénio. Se o Benfica passar em Moreira de Cónegos, mesmo que de forma magrinha e pouco convincente, ganha um pouco mais de embalo para os próximos capítulos. Que serão mais exigentes.


E o mundo encarnado quase que preferiria girar ao contrário: nestas contas, até seria preferível ao Benfica perder para despachar de vez o dossiê de um treinador que, por alguns méritos que possa ter, não apresenta condições mínimas de fiabilidade para guiar uma equipa com a grandeza do Benfica.

Ex-diretor de comunicação do FC Porto critica nova Comissão Executiva por não divulgar salários

  1. O antigo diretor de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, criticou a atual Comissão Executiva do clube por omitir os salários dos seus membros no Portal da Transparência
  2. Marques considerou que só tornando públicos os salários da Comissão Executiva haverá transparência
  3. Marques afirmou que a anterior administração tinha salários públicos, mas a atual esconde os salários de 3 membros da Comissão Executiva
  4. Marques questionou o valor de 350 mil euros anuais da remuneração de Pereira da Costa, administrador do FC Porto

Kerem Akturkoglu: a nova estrela do Benfica

  1. Fredy jogou no Belenenses e atualmente joga no Bodrumspor
  2. Kerem Akturkoglu foi campeão nas últimas duas épocas pelo Galatasaray
  3. Fredy enfrentou Kerem Akturkoglu por 5 vezes pelo Antalyaspor
  4. Kerem Akturkoglu é uma nova estrela do Benfica

Rui Borges confiante apesar do desafio do FC Porto

  1. Rui Borges, treinador do Vitória de Guimarães, confiante no seu processo e no valor da sua equipa
  2. Lamenta a falta de valorização do trabalho bem feito na sociedade portuguesa
  3. Acredita que o FC Porto possa fazer alterações na frente e colocar muita intensidade
  4. Concentração será essencial para um «belíssimo jogo» contra o FC Porto

Benfica vence na estreia da Liga dos Campeões com exibição de caráter

  1. Benfica vence Estrela Vermelha por 2-1 na estreia da Liga dos Campeões
  2. Carreras satisfeito com o resultado: "Sabíamos que seria um duelo difícil, mas vínhamos com a mentalidade de ganhar os três pontos"
  3. Carreras: "Continuamos com a mesma mentalidade no grupo, desejo tudo de bom ao Roger [Schmidt]"
  4. Destaque para a estreia de Ahmet Akturkoglu, com Carreras a elogiar: "Pouco a pouco, com o trabalho, vamo-nos conhecendo melhor"

Invasões de campo no futebol português continuam a preocupar

  1. Existem quase 120 processos contraordenacionais em curso devido a invasões de campo no futebol português
  2. Desde 2018, já houve 35 condenações efetivas e 25 sanções de entrada interdita em recintos
  3. As invasões intensificaram-se durante o Euro 2024, com os adeptos a visarem Cristiano Ronaldo
  4. A invasão de campo pode implicar coimas de 1.000 a 10.000 euros ou até dois anos de prisão
  5. As redes sociais são identificadas como um fator que incentiva este tipo de comportamento

Lesão grave de Alexander Bah deixa Benfica em preocupação

  1. Entrada dura de Olayinka, do Estrela Vermelha, lesionou Alexander Bah do Benfica
  2. Bah saiu de campo a chorar com o joelho esquerdo a sangrar
  3. Companheiros e treinador tentaram confortar Bah, que estava inconsolável
  4. Treinador Roger Schmidt ainda não tinha informação concreta sobre a lesão

FC Porto renova contrato com New Balance até 2029

  1. Parceria entre FC Porto e New Balance será de pelo menos 15 anos
  2. Possibilidade de FC Porto se instalar nas infraestruturas da New Balance em Boston durante Mundial de Clubes de 2025
  3. Estado de Massachussetts, onde fica Boston, tem a segunda maior comunidade luso-americana nos EUA com mais de 265 mil pessoas
  4. Novo contrato prevê «avaliação periódica» e «subida de resultados em cada época» - Fernando Gomes