Turquia elimina Áustria e segue para os quartos-de-final do Euro 2024

  1. Merih Demiral marcou os dois golos da Turquia
  2. A Turquia venceu a Áustria por 2-1
  3. Mert Gunok, guarda-redes turco, fez defesas decisivas
  4. Orkun Kokçu, do Benfica, teve um papel importante no meio-campo

A Áustria, uma das sensações do Euro 2024, foi eliminada nos oitavos-de-final pela Turquia, que venceu por 2-1 em Leipzig. O herói da partida foi o central Merih Demiral, que marcou os dois golos da seleção turca.

Início Frenético e Dobradinha de Demiral


O jogo começou de forma frenética, com Demiral a abrir o marcador logo aos 57 segundos, num lance de bola parada. «Num lance digno de apanhados, o central fuzilou a baliza na sequência de um canto», descreveu o relato.


A Áustria procurou reagir de imediato e chegou perto do empate, mas não conseguiu concretizar. Aos 59 minutos, Demiral voltou a aparecer na área para cabecear um cruzamento de Arda Guler e fazer o segundo golo da Turquia.

Pressão Austríaca, Mas Turquia Segura Resultado


Apesar do domínio austríaco na segunda parte, a seleção turca conseguiu aguentar a pressão. Aos 69 minutos, Gregoritsch reduziu a desvantagem, também de cabeça, na sequência de um canto. No entanto, a Áustria não conseguiu chegar ao empate.


Destaque ainda para as exibições do guarda-redes turco Mert Gunok, que fez pelo menos duas defesas decisivas para manter a vantagem da sua equipa. «Evitou o prolongamento em estilo», destacou o relato.

Demiral e Gunok Brilham na Vitória Turca


Demiral, que passou brevemente pelo Sporting antes de se transferir para a Juventus, foi a grande figura do jogo, ao marcar os dois golos da Turquia. «Desta vez, não há margem para dúvidas. Só Demiral pode ser a figura do encontro, com um bis inédito na sua carreira pela seleção - até agora, nem sequer tinha marcado pelo seu país. Demiral foi imperial no setor defensivo e muito eficaz na frente», pode ler-se no relato.


Já Gunok, o guarda-redes turco, também se destacou com pelo menos duas defesas decisivas, nomeadamente uma «parada incrível na compensação da segunda parte, após cabeceamento de Baumgartner. Evitou o prolongamento em estilo».


No meio-campo, Orkun Kokçu, do Benfica, também teve um papel importante na vitória turca, procurando a luta intensa com o forte meio-campo austríaco. Apesar de ter sido amarelado e ter ficado fora do próximo jogo, o jogador do Benfica foi «muitas vezes... a conseguir chegar à área contrária, dividindo essa reação com Arda Guler, Ayhan e Yüksek».

Sporting contrata Zeno Debast por 15,55 milhões de euros

  1. Sporting contratou Zeno Debast por 15,55 milhões de euros
  2. Debast, de 20 anos, é proveniente do Anderlecht
  3. Contrato válido até 2029 com cláusula de rescisão de 80 milhões de euros
  4. Debast é a 4ª contratação mais cara da história do Sporting

Estoril reforça-se com avançado e defesa central

  1. Estoril contrata avançado Yanis Begraoui e defesa central Kevin Boma
  2. Estoril quer contratar lateral esquerdo para concorrer com Tiago Araújo
  3. Lateral esquerdo de 23 anos tem direitos económicos divididos com o Benfica
  4. Real Valladolid, presidido por Ronaldo Fenómeno, negocia diretamente a contratação
  5. Estoril define preço de tabela em 1 milhão de euros, valor que o Valladolid procura reduzir