Auditoria da EY conclui que Benfica não foi lesado em transferências, mas sugere melhorias

  1. Auditoria da EY não encontra situações em que o Benfica tenha sido diretamente lesado
  2. Benfica SAD teve saldo positivo de 97 milhões de euros nas transferências analisadas
  3. Relatório aponta oportunidades de melhoria, como comissões a agentes acima das diretrizes da FIFA
  4. Dificuldade em identificar estrutura acionista e beneficiários finais de algumas entidades que negociaram com o Benfica

Após uma auditoria a 611 contratos relativos a transferências de jogadores e operações de intermediação entre 2007 e 2023, a consultora EY concluiu que o Benfica não foi lesado, mas deixou sugestões para melhorar alguns procedimentos.

«Em jeito de conclusão geral desta auditoria forense (...) e, não obstante as deficiências identificadas e explicadas ao longo deste relatório, não identificámos nenhuma situação ou particularidade em que a SAD tenha sido diretamente lesada por qualquer um dos seus representantes», pode ler-se no relatório de mais de 200 páginas.

Análise de 51 jogadores contratados


A auditoria, realizada entre setembro de 2021 e outubro de 2023, analisou 51 jogadores contratados pelo Benfica nas últimas 16 épocas desportivas. Alguns deles, como Derlis Gonzalez, César Martins ou Marçal, constam em processos judiciais, enquanto outros, como Marcelo Hermes, Daniel dos Anjos ou Luís Filipe, ficaram de fora desta lista, apesar de estarem envolvidos em investigações.

Feitas as contas, a Benfica SAD acaba com um saldo positivo de 97 milhões de euros na transação de jogadores, no período e transferências analisadas, conclui a EY.

Oportunidades de melhoria identificadas


Apesar de não ter encontrado situações em que o clube tenha sido diretamente lesado, a auditoria identificou «um conjunto de oportunidades de melhoria de procedimentos e/ou de controlos internos». Entre elas, destacam-se as comissões pagas a agentes de intermediação, que em 71% dos casos foram superiores a 3% da remuneração bruta e em 44% foram superiores a 10%, valores que excedem as guidelines da FIFA, embora a consultora não considere que isso «indique, necessariamente, uma prática inadequada».

Outro ponto assinalado pela EY foi a dificuldade em identificar a estrutura acionista completa e os últimos beneficiários de algumas entidades que negociaram jogadores com o Benfica. Em 10 situações, os negócios foram efetuados com entidades sediadas em paraísos fiscais e, em igual número, o intermediário apresentava um conflito de interesses com o próprio jogador.

Comunicação das conclusões


A auditoria forense foi pedida pela Administração da SAD benfiquista, presidida por Rui Costa, na sequência das investigações do Ministério Público, que incidem no processo de contratação de vários futebolistas durante a presidência de Luís Filipe Vieira. Uma cópia do relatório foi enviada às autoridades judiciais.

«As poucas situações de inconformidade contratual, contabilística, neste horizonte temporal, não são materialmente relevantes», conclui a EY no seu relatório.

A divulgação da auditoria acontece na véspera de uma assembleia-geral de sócios com uma forte afluência prevista e forte contestação à liderança encarnada, que culminou com a demissão de Luís Mendes, vice-presidente do Benfica, que terá entrado em colisão com elementos da direção que transitaram da época de Luís Filipe Vieira.

Vitória de Guimarães celebra 102 anos marcados por crescimento e confiança no futuro

  1. As celebrações do 102.º aniversário do Vitória de Guimarães começaram no Estádio D. Afonso Henriques, com a cerimónia do hastear da bandeira do clube.
  2. O presidente da direção, António Miguel Cardoso, e o presidente da Assembleia Geral, Belmiro Pinto dos Santos, marcaram presença no momento solene.
  3. «O aniversário do nosso clube é um dia importante. O clube está em crescimento, numa fase boa, numa fase de expansão.»
  4. «O Vitória tem 102 anos de história, sabemos que há momentos bons e outros maus, faz parte, é cíclico. Estamos numa boa fase apesar de virmos de uma fase complicada do ponto de vista financeiro e desportivo.»

Diogo Costa recorda defesas decisivas contra a Eslovénia no Euro'2024

  1. Diogo Costa concedeu extensa entrevista à revista «Dragões» do FC Porto
  2. Recorda defesas decisivas frente à Eslovénia no Euro'2024
  3. Primeiro jogador a defender penálti e fazer assistência no mesmo jogo
  4. Único guarda-redes a defender 3 penáltis na mesma edição da Champions
  5. Primeiro a parar 3 remates em desempate de penáltis em Europeu

Duelo interessante entre Gil Vicente e Casa Pia na Liga Portugal Betclic

  1. Ambas as equipas estão empatadas na classificação com 8 pontos, ocupando a 7.ª e 8.ª posição
  2. O Gil Vicente vem de uma vitória por 2-1 sobre o Sporting, enquanto o Casa Pia empatou 1-1 com o Boavista
  3. O Casa Pia está a disputar a sua primeira época na Liga Portugal Betclic, depois de ter sido promovido na época passada
  4. O treinador do Gil Vicente, Rui Almeida, está a cumprir a sua segunda época no clube, tendo terminado a última na 8.ª posição

Farense vs Arouca: os números por trás do duelo

  1. O Farense ocupa o 13.º lugar com 5 pontos, enquanto o Arouca é 10.º com 8 pontos
  2. O Farense vem de uma vitória sobre o Vizela (1-0), enquanto o Arouca empatou com o Sporting (1-1)
  3. O Farense tem a 3.ª pior defesa da Liga com 10 golos sofridos, enquanto o Arouca tem a 5.ª melhor com 6 golos sofridos

Bruno Lage, a única certeza num Benfica em turbulência

  1. Bruno Lage entrou numa fase difícil, mas aceitou as regras do jogo de peito aberto e com entusiasmo
  2. Lage ganhou os dois primeiros jogos e mostrou ter planos alternativos, como se viu na vitória em Belgrado
  3. O sucesso de Bruno Lage é crucial para o futuro próximo do Benfica
  4. Os benfiquistas devem dar tempo a Lage para trabalhar

Assembleia Geral do Benfica: Aprovada a revisão estatutária apesar de turbulência

  1. A proposta global de revisão dos estatutos do Benfica foi aprovada por extensa maioria, num sufrágio que contou com 1644 sócios
  2. João Diogo Manteigas apresentou um requerimento a pedir a suspensão e posterior adiamento da Assembleia Geral Extraordinária
  3. O presidente da Mesa da Assembleia Geral, Fernando Seara, decidiu abandonar o pavilhão sem dar qualquer explicação
  4. Rui Costa pediu desculpas pelo sucedido e sugeriu que os trabalhos fossem retomados

Samu descomplicou, o avançado por quem o FC Porto precisava

  1. Samu descomplicou o que afinal sempre foi bem simples: basta marcar...
  2. Vítor Bruno elogiou os quatro jogadores que tem no plantel para fazer a posição de ponta de lança
  3. Namaso continuará a ter vida, mas terá de esperar nova oportunidade
  4. Samu marcou dois golos no jogo contra o Vitória