Favoritos e Desafiantes na Liga Europa

  1. Liverpool, Milan e Benfica são favoritos
  2. Bayer Leverkusen é imbatível
  3. Atalanta desafiante frente ao Liverpool
  4. Milan em ascensão com Rafael Leão
  5. Bayer Leverkusen em busca de títulos
  6. West Ham detentor atual da Liga Conferência

Tres ex-vencedores da ‘prova milionária’ são os favoritos a conquistar esta competição, havendo ainda uma certa equipa alemã a querer intrometer-se na luta. Das oito equipas presentes nos quartos de final da Liga Europa, três já ganharam a Liga dos Campeões por um total em conjunto de 15 vezes. Por isso, Liverpool, Milan e Benfica são os favoritos a vencerem esta prova, mas um (ainda) imbatível Bayer Leverkusen dará sempre luta a qualquer adversário.

Jurgen Klopp quer deixar marca no Liverpool

Jurgen Klopp procura de escrever um último capítulo a letras douradas na história da sua passagem pelo Liverpool e vencer a Liga Europa seria uma excelente maneira de fechar esse livro, até porque é a única prova que o alemão não conquistou desde que chegou a Merseyside.

Durante toda a época, quase se nota que os reds estão na prova continental errada, dada a diferença de qualidade para a maioria dos adversários (ultrapassaram o Sparta de Praga nos oitavos por um agregado de 11-2). São a equipa com mais golos marcados (28), mas sofrem em média um golo por jogo, por isso, terão de se resguardar bem com o seu adversário desta fase, a Atalanta.

Atalanta será um adversário temível

O carrasco do Sporting na competição tem um registo exemplar a jogar em casa na Liga Europa – apenas uma derrota nos últimos 25 jogos – e ainda não perdeu esta época na competição. Vindo, no entanto, de duas derrotas seguidas (com Fiorentina e Cagliari), uma visita a Anfield será repleta de desafios e um eventual empate visto com bons olhos.

Recorde-se que será deste duelo que sairá o adversário da eliminatória entre Benfica e Marselha nas meias-finais.

Milan em ascensão para enfrentar a Roma

Após meses repletos de resultados e de exibições inconsistentes, o Milan finalmente entrou em velocidade-cruzeiro e só sabe vencer nos últimos sete encontros. Rafael Leão tem estado em boa forma nesta fase (3 golos e 4 assistências), assim como outros jogadores – tais como Loftus-Cheek, Adli e Pulisic –, o que dá boas perspetivas para a eliminatória com a Roma, em particular para esta 1.ª mão em San Ciro.

Nas últimas duas épocas, a Roma foi a duas finais europeias, ambas com José Mourinho – ganhou a Liga Conferência e perdeu a Liga Europa. Desde a saída do português do comando técnico da equipa em janeiro, De Rossi deu nova vida aos giallorossi – 10 vitórias e só 2 derrotas em 15 jogos.

Poderoso Bayer Leverkusen em busca de títulos

Quem pára este Bayer Leverkusen? A equipa tem o melhor arranque de temporada de sempre de um clube alemão e ainda não perdeu – são 36 vitórias e 5 empates em 41 jogos! Convém recordar que, no entanto, eliminar o Qarabag nos oitavos de final só possível com três golos nos descontos, ao longo das duas mãos.

Ainda assim, esta temporada, a formação de Xabi Alonso é fortíssima a atacar (já fez 116 golos) e a defender (sofreu apenas 31), estando por isso a apenas uma vitória de conquistar, pela primeira vez, a Bundesliga. Também está na final da Taça da Alemanha e, por isso, o sonho de uma tripla conquista para um clube apelidado de Neverkusen (por nunca ganhar títulos) está bem vivo.

West Ham em busca de mais sucesso europeu

O West Ham é o atual detentor da Liga Conferência e chega a esta fase da época com um plantel fatigado, mas que ocupa o 7.º lugar da Premier League, sendo por isso uma equipa muito competitiva.

Paquetá e Kudus são indispensáveis no ataque, mas esta eliminatória será decidida pela coesão defensiva (ou falta da mesma) dos hammers, à forma como vigia os alas Grimaldo e Frimpong e como controla os movimentos imprevisíveis de Florian Wirtz.

4 jogadores com ligação a Portugal eleitos melhores das respetivas ligas em 2023/24

  1. Viktor Gyökeres, avançado do Sporting, foi eleito o melhor jogador da Liga Portugal Betclic, com um total de 29 golos e 9 assistências na época passada
  2. Fotis Ioannidis, que foi alvo do Sporting na última janela de mercado, foi eleito melhor jogador da liga grega, com um total 7.54 pontos, ao serviço do Panathinaikos
  3. Andreas Schjelderup, avançado emprestado pelo Benfica ao Nordsjaelland, na época passada, também foi eleito melhor jogador da liga dinamarquesa, com 7.54 pontos
  4. Josué, médio formado no FC Porto, atualmente no Coritiba, no Brasil, é o único português nesta lista e destacou-se, em 2023/24, como melhor jogador da liga polaca, com um total de 7.63 pontos

UEFA aumenta verbas de solidariedade para clubes fora das provas europeias

  1. UEFA aumenta verba de solidariedade de 4% para 7% das receitas totais
  2. Verba passa de 135 milhões para 308 milhões de euros
  3. Novas regras visam promover equilíbrio entre clubes ricos e pobres
  4. Decisão é elogiada por Pedro Proença, presidente da Liga Portuguesa

UEFA aprova nova fórmula de distribuição de fundos de solidariedade

  1. UEFA aprova nova fórmula de distribuição de fundos de solidariedade
  2. Novo modelo aumenta valores disponíveis em 80%
  3. Portugal pode receber 6,5 milhões de euros em cada parcela
  4. 30% dos fundos serão distribuídos pelos clubes da Liga Portugal Betclic
  5. Clubes da Liga 2 precisam do voto favorável de 70% dos clubes do primeiro escalão para receber fundos

FC Porto parte para a Noruega confiante em vencer a Liga Europa

  1. O FC Porto parte para a Noruega com confiança renovada de conquistar a Liga Europa esta temporada
  2. André Villas-Boas: "É o compromisso com a vitória que o FC Porto tem de ter em todas as competições"
  3. Kjetil Knutsen, treinador do Bodø/Glimt: "Sabemos que jogamos contra uma equipa de top"
  4. O duelo entre o FC Porto e o Bodø/Glimt está marcado para esta quarta-feira, às 17h45

FC Porto viaja com Marcano para estreia na Liga Europa

  1. FC Porto viajou com 27 jogadores para a Noruega
  2. Iván Marcano, de 37 anos, integra a comitiva apesar de não estar inscrito
  3. Zaidu e Fábio Vieira ficaram em Portugal a recuperar de lesões
  4. Otávio, ausente no último jogo, integra a convocatória