Nesta quarta-feira, o Conselho de Arbitragem divulgou nove áudios de conversas entre árbitros e vídeoárbitros (VAR) referentes aos jogos da Liga das últimas semanas. Esses áudios foram analisados no programa 'Juízo Final' da Sport TV, e destacamos duas situações polêmicas.
A primeira envolveu o golo anulado a Di María, por mão na bola de João Mário, na vitória do Benfica sobre o Boavista por 2-0. Durante a conversa entre o árbitro Gustavo Correia e o VAR Bruno Esteves, o VAR recomendou a anulação do golo por falta na fase de ataque. O árbitro concordou, observando que houve braço aberto e posse de bola por parte de João Mário.
Na segunda situação, durante a vitória do FC Porto por 3-1 sobre o Farense, foi alegado um penálti sobre Evanilson. A conversa entre o árbitro João Pinheiro e o VAR António Nobre revelou que o VAR considerou que não houve falta, pois o contacto foi apenas na bola. O árbitro concordou com a decisão do VAR e cancelou a marcação do penálti.
Essas polêmicas destacam a importância do VAR no futebol moderno e como suas decisões podem influenciar diretamente o resultado das partidas. Para os fãs e espectadores, esse tipo de análise das jogadas, através dos áudios divulgados, pode ajudar a compreender as decisões tomadas pelos árbitros em campo.