Os ciclistas portugueses continuam a brilhar nos Campeonatos Europeus de pista, que decorrem em Heusden-Zolder, na Bélgica. Depois dos êxitos de Rui Oliveira e Maria Martins, Iúri Leitão e Ivo Oliveira juntaram-se ao medalheiro luso.
Iúri Leitão, campeão olímpico de madison em Paris-2024, sagrou-se bicampeão europeu de scratch, ao vencer a prova desta sexta-feira. O ciclista de 26 anos, que já havia conquistado o ouro na corrida por pontos, adotou uma abordagem mais conservadora na primeira metade da prova, controlando os principais adversários, para depois acelerar decisivamente na 31.ª volta e isolar-se na frente, conquistando o seu quinto título continental.
«Foi uma corrida diferente, com o novo formato»
Foi uma corrida diferente, com o novo formato [n.d.r.: mais curto]. Não sou um grande fã do formato, mas são as regras e temos de nos adaptar. Tentei improvisar um pouco e no final consegui vencer mais uma vez, afirmou Iúri Leitão, que celebrou o triunfo apontando para a inscrição do nome de Portugal na camisola.
O selecionador nacional, Gabriel Mendes, elogiou a inteligência enorme na leitura e a capacidade física do seu atleta, considerando que Iúri Leitão fez uma corrida perfeita e saiu campeão europeu com todo o mérito.
Ivo Oliveira soma mais uma medalha
Alguns minutos depois, Ivo Oliveira conquistou a prata na final de perseguição individual, ficando atrás do britânico Josh Charlton. O ciclista português, de 28 anos, soma agora cinco medalhas em Europeus, incluindo um ouro, duas pratas e uma de bronze.
Daniela Campos, por seu lado, terminou no 12.º lugar do omnium, após uma boa prestação na corrida por pontos, apesar de ter tido um 20.º lugar na eliminação que a afastou da luta pelos primeiros lugares.