Distrital do Maria da Fonte quer surpreender o Arouca na Taça de Portugal

  1. Clube do Maria da Fonte completa 100 anos em 2025
  2. Maria da Fonte apenas atingiu a 4ª eliminatória da Taça de Portugal uma vez na sua história
  3. Capitão Rui Abreu representa o Maria da Fonte há 23 dos seus 36 anos de vida
  4. Treinador Filipe Gonça regressou ao Maria da Fonte depois de uma época como selecionador da AF Braga

Dos 64 clubes ainda em prova na – tão majestosa - festa da Taça de Portugal, sobram dois elementos dos distritais. Pouco habituados a estas andanças, mas com uma ambição enorme de fazer o que nunca foi feito.

O distrital: a base da pirâmide do futebol português. É onde os esforços se fazem no inverno às oito da noite, depois de trabalhar numa escola, num banco ou num hospital. É onde acontecem as maiores histórias de amor ao clube e à terra. O jogo, ali, é pura paixão.

Clube centenário da Póvoa de Lanhoso


A juntar-se ao JD Lajense, o Maria da Fonte, clube (quase) centenário da Póvoa de Lanhoso. Situado na periferia de Braga, o Maria é um dos clubes mais tradicionais do distrito.

O Maria da Fonte é um clube muito importante no distrito de Braga. Estamos a entrar agora em 2025, ano do centenário. É um clube com muita história aqui no distrito, juntamente com o SC Braga e Vitória SC. São clubes muito antigos e, apesar de estarmos numa divisão que não é a nossa, é um clube que continua a ser reconhecido para qualquer sítio que vá como um dos clubes importantes do distrito, disse o presidente Amaro Leite.

Histórica visita do Arouca


Sobre o jogo com o Arouca, Amaro descreve o momento histórico pois, em 99 anos de história, será apenas a segunda vez que uma equipa da I Liga defronta o Maria da Fonte. Tivemos o Santa Clara, em 2018, mas nunca tivemos outra equipa da I Liga aqui. Já estamos a fazer história, porque o clube por muito poucas ocasiões conseguiu atingir a terceira eliminatória. A quarta eliminatória só por uma vez em 100 anos é que conseguiu e nós queremos pelo menos igualar esse feito. Temos muito respeito pelo Arouca, mas queremos passar.

As expectativas são de uma grande tarde de domingo. Às 15 horas, horário habitual dos jogos da equipa no campeonato, acredita-se que o David possa tombar o Golias. Teremos uma grande equipa pela frente, ainda há pouco disputou competições europeias. O jogo, quando começa, está zero a zero. O Arouca tem, obviamente, mais qualidade do que nós, mas mais vontade não vai ter. Vamos dar tudo para, quando o jogo terminar, dignificarmos a Póvoa e o clube. Se aí pudermos juntar uma vitória, melhor.

Objetivo: Voltar aos Nacionais


O objetivo da temporada é claro: subir ao Campeonato de Portugal, divisão da qual o Maria da Fonte foi despromovido há três temporadas. No ano passado ficámos em segundo lugar e não conseguimos a subida. O objetivo passa por recolocar o Maria da Fonte nos Campeonatos Nacionais. É isso que nos faz sentido, ainda para mais em ano de centenário. O Maria entra para ganhar em qualquer campo.

Capitão é ídolo da terra


Como em tantos outros emblemas das distritais por esse país fora, na Póvoa de Lanhoso o capitão é um ídolo da terra. Em 36 anos de vida, Rui Abreu representou o Maria da Fonte em 23 deles. Porquê? Paixão.

É uma vida de paixão. Todos os anos tenho a oportunidade de sair e de ir para outros clubes, mas o coração fala mais alto e vou ficando. É a paixão, o querer, as pessoas gostarem de mim. Cada ano que passa sinto-me melhor aqui e voltava a fazer tudo igual, assumiu o capitão.

Treinador motivado


Depois uma temporada como selecionador da AF Braga, Filipe Gonça voltou à rotina de clube pela porta do Maria Fonte, casa que considera especial. O Maria é um clube especial, onde as pessoas têm aquele bairrismo quando entram aqui nos Moinhos Novos. Sinto-me em casa, é um clube acolhedor, que me recebeu muito bem aqui e todos os jogadores que passam por cá sentem isso mesmo.

É uma semana diferente, onde não é preciso motivação. Nós tentamos levar isto da melhor forma possível, tranquilos, com a preparação normal deste jogo, mas sabemos que temos pela frente uma equipa muito capaz. O importante era marcar aqui a presença, nesta eliminatória e, a partir daqui, temos chances de conseguir eliminar o Arouca. Porque não?, assumiu o técnico de 40 anos.

Futebol distrital cada vez mais competitivo


No futebol amador já se trabalha muito bem. Os treinadores são competentes, os jogadores são competentes e as estruturas também querem melhorar e tornam-se competentes. Ano após ano a competitividade e a qualidade aumenta. Já não é aquele futebol que víamos há uns anos largos atrás. Hoje, já temos cuidados especiais e o Arouca terá de ter esse cuidado também.

Futebol português ganha maior acesso a competições europeias e Liga Bwin

  1. Transmissão semanal de um jogo das principais competições europeias de clubes em sinal aberto a partir de Janeiro de 2025
  2. TVI vai transmitir os jogos em casa do Moreirense a partir da próxima época até 2028
  3. Objetivo é aproximar os adeptos do futebol de elite europeu
  4. Jogos do Moreirense terão maior exposição na TV generalista

Anderlecht restringe acesso de adeptos do FC Porto na Liga Europa

  1. O Anderlecht recebe o FC Porto na próxima quinta-feira, para a Liga Europa
  2. Os dragões têm o lote de bilhetes que lhes foi destinado esgotado há praticamente uma semana
  3. Em fevereiro de 2023, adeptos do Benfica tentaram adquirir ingressos para fora da zona visitante no estádio do Club Brugge
  4. O Anderlecht deteta estas situações através da plataforma em que os bilhetes foram comprados

Gyökeres a caminho de um ano histórico no Sporting

  1. 48 golos anotados em 2024, igualando a 4ª melhor marca de sempre do Sporting
  2. Gyökeres a caminho de superar os 50 e 59 golos de Fernando Peyroteo em 1941 e 1948
  3. Recorde de 68 golos em um ano civil de Peyroteo parece difícil, mas não impossível

Zaydou Youssouf, a grande referência do Famalicão dentro e fora de campo

  1. Zaydou Youssouf, médio do Famalicão, é atualmente uma das grandes figuras do clube minhoto, com uma cotação de 7 milhões de euros
  2. Nas suas primeiras participações pela seleção das Ilhas Comores, Zaydou teve um enorme sucesso, com vitórias sobre a Gâmbia e Madagáscar, garantindo a qualificação imediata para a CAN'2025
  3. Zaydou Youssouf é, sem dúvida, uma das grandes referências do Famalicão, tanto dentro como fora de campo, sendo um elo de ligação entre o clube e a seleção das Ilhas Comores

Amarante sonha com jogo histórico em Alvalade

  1. Amarante sonha com jogo histórico em Alvalade
  2. Diogo Vila, capitão do Amarante: «jogo diferente», «momento memorável» jogar em Alvalade
  3. Amarante vice-líder da Série A do terceiro escalão, com objetivo de manutenção no campeonato
  4. Semana de muito foco e trabalho na preparação do jogo
  5. Sem promessas do presidente do Amarante em caso de eliminação do Sporting

Álvaro Madureira promete «ousadia» do Amarante ante o Sporting

  1. Álvaro Madureira promete equipa «com ousadia» ante o Sporting
  2. Diogo Vila, defesa e capitão do Amarante: «Sporting tem um ataque muito forte»
  3. Álvaro Madureira: «Será uma honra e um prazer poder dizer, daqui a 30 anos, aos meus netos que joguei contra um grande Sporting»
  4. Álvaro Madureira: «João Pereira vai ter uma carreira de sucesso»

Matheus titular na baliza do Braga no jogo da Taça de Portugal

  1. Matheus é o único jogador do Braga que atuou na última vez que a equipa jogou no Estádio do Mar, a 20 de janeiro de 2016
  2. Matheus está no terceiro lugar na lista dos jogadores mais utilizados de sempre do Braga
  3. Zalazar vai ficar fora dos convocados pelo terceiro jogo seguido devido a fadiga muscular
  4. O Braga venceu a Taça de Portugal em 2016 e 2021 e agora procura nova conquista na competição

Seleção Nacional: Convocatória de Geovany Quenda gera expectativa, mas jovem não saiu do banco

  1. A convocatória de Geovany Quenda para a Seleção Nacional de Portugal gerou muita expectativa entre os adeptos do Sporting
  2. Quenda não saiu do banco de suplentes nos jogos da Seleção
  3. Diogo Luís criticou a decisão de Roberto Martínez de convocar Quenda
  4. Paulo Futre lamentou que Quenda não tivesse a oportunidade de bater o seu recorde de jogador mais jovem a representar a Seleção