Gonzalo García: a promessa do Compostela que agora lidera o Arouca

  1. Gonzalo García já foi apelidado de «Recoba» e «Messi da terceira liga»
  2. Treinou na Dinamarca, Países Baixos e Croácia, tendo levado o NK Istra ao 5º lugar em 2022/23
  3. Como jogador, destacou-se no Compostela, AEK Larnaca (17 golos em 33 jogos em 2011/12) e Maccabi Tel Aviv
  4. É considerado um excelente líder e pessoa, com grande humildade e proximidade com os jogadores

Um perfil de liderança forjado na Galiza e no Médio Oriente


Gonzalo García não é um treinador qualquer. Pode orgulhar-se de já ter sido apelidado de «Recoba», de ter sido considerado o «Messi da terceira (liga)» e de ter estado muito próximo de Jordi Cruyff. O seu ADN, portanto, tem muito de Barcelona e do legado daquele que foi um Deus na Catalunha como jogador e técnico, mesmo bebendo um futebol dominado por nota artística a partir do filho.

Aos 40 anos, com uma carreira de treinador que já o levou a trabalhar na Dinamarca, Países Baixos e Croácia, nestes últimos como técnico principal no Twente e no NK Istra, Gonzalo García chega ao Arouca como uma promessa dos bancos, após ter levado a equipa croata a uma classificação histórica em 2022/23: o 5.º lugar.

Um criativo genial com o cunho de Cruyff


Novo treinador dos lobos foi considerado um criativo genial, com talento admirado pelo filho do génio neerlandês. O perfil de liderança e proximidade já era visível nos tempos de jogador.

«É fácil olhar para o jogador que conheci e adivinhar que potenciará qualidade ofensiva. Já dava para ver que era um autêntico líder», elucida Diogo Vila, central português que atuou com Gonzalo García no AEK Larnaca e que agora joga no Amarante.

Um médio-ofensivo de sucesso no estrangeiro


Como jogador, o uruguaio, que cedo veio para Espanha, assumindo casa na Galiza e tendo como clube de coração o Compostela, onde iniciou e concluiu trajeto como médio-ofensivo, destacou-se em passagens pelo futebol neerlandês e cipriota, brilhando mais que tudo no AEK Larnaca, com 17 golos em 33 jogos em 2011/12. Nessa altura, tinha como companheiro Diogo Vila, central português que atua no Amarante. O diretor desportivo era Jordi Cruyff, que ainda levaria o hispano-uruguaio para o Maccabi Tel Aviv.

Um exemplo de humildade e proximidade


«Confesso que desconhecia, mas é fácil olhar para o jogador que conheci e adivinhar alguém que potenciará qualidade ofensiva às equipas. Imagino muita posse de bola e, sem bola, uma equipa organizada defensivamente», observa Diogo Vila, que traça o retrato do homem que guiará o Arouca na próxima temporada.

«É, sobretudo, uma excelente pessoa, capaz de chegar a toda a gente pela sua humildade. Fomentará uma grande amizade e proximidade com os jogadores. Todos olhávamos para ele como um exemplo em todos os sentidos», reconhece Diogo Vila, ainda tocado por mais uma lembrança. «Fomos colegas de quarto quando fomos jogar à Alemanha contra o Schalke 04, em jogo da Liga Europa. Ele era do melhor!», sublinha.

Bruno Fernandes fala sobre a sua passagem pelo Sporting e a saída de Rúben Amorim

  1. «Sempre quis jogar num dos grandes em Portugal e felizmente fi-lo no clube certo»
  2. Fernandes cumpriu 250 jogos pelo Manchester United
  3. «Quando sonhas em jogar num clube destes e em ser profissional, nem metes um número na cabeça. Eu quero é jogar, quero marcar golos, fazer assistências. Nada me faz mais feliz do que estar dentro do campo»
  4. «O que o Sporting tem de fazer agora é pensar que vai correr bem, vamos continuar com o ambiente incrível que criámos, passam treinadores e jogadores, mas o clube continua cá»

Sevilha demonstra interesse em contratar Iván Jaime do FC Porto

  1. O Sevilha demonstrou interesse em contratar Iván Jaime do FC Porto
  2. Iván Jaime tem contrato até 2028 e cláusula de rescisão de 80 milhões de euros
  3. Transferência em definitivo é pouco provável, cedência pode estar em cima da mesa
  4. Iván Jaime tem somado 13 jogos, 4 golos e 2 assistências esta época

Bruno Fernandes rende homenagem ao seu passado no Sporting

  1. O Sporting proporcionou a Bruno Fernandes chegar aos palcos mais importantes e concretizar o sonho de jogar na Premier League e na Seleção Nacional
  2. Bruno Fernandes quer voltar a ganhar a Premier League e a Liga dos Campeões com o Manchester United
  3. Rúben Amorim deixou impacto positivo no Sporting, e Bruno Fernandes espera que tenha o mesmo no Manchester United
  4. Bruno Fernandes sempre quis jogar num dos grandes clubes em Portugal, e felizmente fê-lo no Sporting

Artur Jorge distinguido pela FPF e Câmara Municipal de Braga

  1. Artur Jorge é campeão do Brasil e vencedor da Taça dos Libertadores com o Botafogo
  2. A homenagem a Artur Jorge vai ter a presença de Fernando Gomes, presidente da FPF, e Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga
  3. Artur Jorge foi condecorado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, pelo seu trabalho no comando do Botafogo
  4. A cerimónia de homenagem a Artur Jorge realiza-se no dia 26 de dezembro, às 11 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Braga

Juventude Leonina critica Sporting após empate com Gil Vicente

  1. Uma bancada que deu tudo e uma equipa que não cria ocasiões de golo, apitada por mais um árbitro que decidiu inclinar o campo, em lances onde só no Sporting é possível ver!
  2. Será que vai demorar a ser tomada a decisão que tem de ser tomada, ou o Sporting que não quer ser governado de fora não vê aquilo que toda a gente vê e hoje saiu de Barcelos com mais uma goleada?
  3. Temos um bi campeonato para ganhar, há muitas batalhas até ao fim da guerra!
  4. Um dia Juve Leo, JUVE LEO até morrer!