Diogo Nascimento, médio do Vizela, foi eleito o melhor jogador do mês na II Liga pelo quarto mês consecutivo. Com 13,68% dos votos atribuídos pelos treinadores durante o mês de abril, Nascimento superou concorrentes como Miro, avançado do Tondela, que alcançou 12,82%, e Juan Muñoz, da União de Leiria, com 11,97%. O internacional sub-21 tem sido uma peça fundamental para o treinador Fábio Pereira, tendo participado em 33 jogos na presente temporada, marcado um golo e registado uma assistência. Em abril, o Vizela somou duas vitórias e dois empates, com Nascimento a ser totalista em todas as partidas e eleito melhor em campo em metade dos encontros.
Na Liga principal, Rodrigo Mora, jovem médio ofensivo do FC Porto, conquistou pela primeira vez o prémio de jogador do mês. Mora reuniu 19,84% dos votos, empatando com Viktor Gyökeres, embora tenha beneficiado de menor tempo de jogo (341 minutos face a 385 de Gyökeres). Durante abril, o FC Porto registou duas vitórias e duas derrotas, com Mora a marcar três golos em quatro jogos. Na totalidade da temporada, o médio soma nove golos e quatro assistências em 31 jogos. Mora renovou contrato com o FC Porto até 2030 pouco depois de completar 18 anos. Entre outros jogadores em evidência destacam-se Gyökeres, do Sporting, e Vangelis Pavlidis, do Benfica, que também tiveram desempenhos notáveis ao longo de abril.
Estas distinções refletem o reconhecimento do desempenho consistente e impactante destes jovens jogadores nas respetivas ligas, sublinhando a importância dos talentos emergentes no futebol português atual.