Vizela desce à II Liga: emocionante despromoção após derrota frente ao Moreirense

  1. Vizela desce à II Liga portuguesa
  2. Último lugar na tabela com 22 pontos
  3. Sétima derrota consecutiva do Vizela
  4. Moreirense em sexto lugar com 49 pontos

O Vizela viu confirmada a sua descida à II Liga portuguesa de futebol após perder por 1-0 no reduto do vizinho Moreirense, em partida da 32.ª jornada da Liga. Esta derrota coloca o Vizela no 18.º e último lugar da tabela, com 22 pontos, impossibilitando a equipa de alcançar a manutenção na Primeira Liga.


A equipa vizelense encerra assim um ciclo de três épocas consecutivas no escalão maior do futebol português, tendo alcançado um 14.º lugar em 2021/22 sob o comando técnico de Álvaro Pacheco e um 11.º lugar em 2022/23 com Álvaro Pacheco e Tuilpa como treinadores. O Vizela contabiliza quatro participações no principal campeonato português, tendo-se estreado em 1984/85.


O momento da descida


O momento da confirmação da despromoção foi marcado por emoções à flor da pele, tanto dentro como fora de campo. Um adepto vizelense deixou uma mensagem especial aos seus conterrâneos, demonstrando o amor incondicional ao clube: «Na primeira liga ou nas distritais, o amor ao clube não tem competição».


A partida contra o Moreirense foi decisiva para o destino do Vizela, com um remate fantástico do médio Lawrense Ofori aos 23 minutos a selar a vitória do Moreirense por 1-0. Esta foi a sétima derrota consecutiva do Vizela, que se viu automaticamente despromovido à Segunda Liga. Mesmo que a equipa conseguisse igualar a pontuação do Portimonense, adversário direto na luta pela manutenção, a desvantagem nos confrontos diretos tornou a descida inevitável.


O desempenho do Moreirense


O Moreirense, por sua vez, somou a sua segunda vitória seguida e encontra-se num confortável sexto lugar na tabela, com 49 pontos. O jogo entre Moreirense e Vizela refletiu a temporada difícil do Vizela, com poucas soluções na finalização e uma defesa instável.


A rivalidade entre os adeptos


A rivalidade entre os adeptos dos dois clubes foi evidente antes do jogo, com provocações por parte dos adeptos do Moreirense. A mensagem deixada pelos adeptos locais anunciava a queda do Vizela, com a provocação de que o clube poderia descer «da segunda à distrital».


Com a despromoção confirmada, o Vizela terá agora que se preparar para a próxima temporada na Liga 2, regressando ao segundo escalão do futebol português depois de duas temporadas na Primeira Liga. O amor e a paixão dos adeptos vizelenses pelo clube permanecem inabaláveis, independentemente da divisão em que o clube esteja a competir.

Benfica vence Estoril por 3-0 com arbitragem competente

  1. Benfica venceu Estoril por 3-0 na 25ª jornada da Liga Bwin
  2. Árbitro António Nobre teve atuação globalmente competente
  3. Momento-chave foi anulação de penálti assinalado a favor do Estoril após intervenção do VAR
  4. Árbitros assistentes tiveram bom posicionamento em lances decisivos
  5. Árbitro manteve critério disciplinar uniforme durante o jogo

Fabrício em destaque na derrota do Estoril frente ao Benfica

  1. Fabrício esteve irrequieto na ala esquerda e criou várias oportunidades de perigo para o Estoril
  2. O Benfica venceu por 3-0 com golos de Amdouni (2) e Akturkoglu
  3. O árbitro marcou penálti a favor do Estoril, mas a decisão foi revertida após consulta ao VAR
  4. Pedro Álvaro e João Carvalho tiveram exibições contrastantes pelo Benfica

Rui Borges rejeita rumores sobre saída do Vitória de Guimarães

  1. Rui Borges tem contrato com o Vitória de Guimarães até 2026
  2. Rui Borges diz que a sua prioridade é o Vitória de Guimarães e que não falou com o seu representante sobre uma possível saída
  3. Rui Borges afirma que a sua equipa dominou o jogo frente ao Nacional mas faltou-lhe eficácia na finalização
  4. Rui Borges rejeita a ideia de que a equipa foi penalizada pela passividade da defesa