O selecionador nacional de Portugal, Roberto Martínez, comentou recentemente duas declarações polémicas que geraram controvérsia no mundo do futebol em Portugal. A primeira envolveu uma declaração do treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, e a segunda diz respeito a elogios ao avançado do Sporting, Viktor Gyökeres.
Em relação à declaração de Sérgio Conceição, em que o treinador do FC Porto mencionou o nome de Roberto Martínez, o selecionador de Portugal afirmou: "Não posso interpretar mal as palavras do Sérgio Conceição, tenho uma relação de muito respeito com todos os treinadores de Portugal, a seleção precisa do trabalho de todos os treinadores, a minha relação é muito impecável e não acho que as palavras tenham um contexto negativo." Martínez também destacou que tem uma boa relação com o treinador portista: "A minha relação com o Sérgio Conceição é muito boa." Esta declaração de Martínez visa acalmar a polémica e reforçar a importância da união entre treinadores no contexto da seleção nacional.
Já em relação aos elogios ao avançado do Sporting, Viktor Gyökeres, Martínez não poupou nas palavras: "O Gyökeres é sem dúvida o jogador mais impactante na liga portuguesa. É o estrangeiro com maior impacto. Como ponta-de-lança pode fazer de tudo: finaliza, joga no espaço e no jogo aéreo é importante. Precisamos de adversários com jogadores do nível dele." Estas declarações de Martínez demonstram o reconhecimento do talento e importância de Gyökeres no contexto do futebol português.
Com estas declarações, Roberto Martínez reforça a importância da harmonia entre os treinadores e de reconhecer o valor dos jogadores estrangeiros na liga portuguesa. É importante que a seleção nacional conte com a contribuição de todos os treinadores e que os jogadores estrangeiros sejam valorizados pelo seu impacto no campeonato português.