O médio Mateus Fernandes tem sido uma peça fundamental para o Estoril nas últimas semanas, com o seu desempenho de qualidade a contribuir para a melhoria da equipa tanto em termos de exibições como de resultados. Com duas vitórias importantes sobre o FC Porto e o Casa Pia, o jogador tem-se destacado como titular no onze estorilista.
No entanto, a sua boa forma tem chamado a atenção do Sporting, clube detentor do seu passe. O Sporting está a acompanhar de perto o empréstimo de Mateus ao Estoril, uma vez que perdeu um jogador com características semelhantes, Hidemasa Morita, devido a uma lesão.
No entanto, o regresso antecipado de Mateus parece improvável, uma vez que o Estoril está protegido pelas regras de empréstimo. De acordo com o regulamento, o clube detentor do passe só pode solicitar o regresso antecipado do jogador se o mesmo não tiver cumprido mais do que três jogos, com um mínimo de 45 minutos em cada jogo. No caso de Mateus Fernandes, ele já participou em nove jogos, sendo titular em seis deles, cumprindo assim o triplo do número exigido.
Com o Estoril a mostrar-se pouco inclinado em perder o jogador a meio da época, o Sporting terá que negociar com o clube caso pretenda contar com Mateus Fernandes de volta antes do final do empréstimo.
Apesar de existirem boas relações entre os dois clubes, o Estoril só concordará em abrir mão do jogador se ficar devidamente compensado. No passado, o clube já permitiu regressos antecipados de jogadores emprestados desde que os seus interesses fossem respeitados.
Neste momento, parece altamente improvável que Mateus Fernandes regresse antecipadamente ao Sporting, sendo mais provável que cumpra integralmente o empréstimo na Amoreira.