Mateus Fernandes, atualmente no West Ham, confessou em entrevista à DAZN ter sido um elemento decisivo na ida de Luís Guilherme para o Sporting. O médio, com formação leonina, manteve-se atento ao que se passava em Alvalade e, mesmo à distância, aconselhou o ex-companheiro sobre a mudança para Lisboa.
Mateus Fernandes relembrou o diálogo com o jovem brasileiro, afirmando: “Sim, óbvio que sim. Ele na altura falou-me do interesse do Sporting. Óbvio que ficou superentusiasmado”
. O internacional sub-21 fez questão de contextualizar o amigo sobre a realidade portuguesa, afirmando: “Tentei orientá-lo logo em termos de casa, de como é que era o dia-a-dia em Portugal, mesmo a pressão dos adeptos, como era a Liga. Para mim, e como eu lhe disse, acho que a Liga portuguesa na Europa é o melhor campeonato para um jovem que precisa de confiança ou precisa de minutos”
.
O jogador do West Ham também destacou as vantagens desportivas de atuar em Portugal, especialmente num clube grande: “Jogando num Sporting ou num grande, vais estar sempre com bola, ter muitos momentos de finalização, ter muitos momentos de ataque. Ou seja, é algo que tu podes vir a ganhar. Ainda não fez muitos golos, mas é algo que vai ajudar muito em termos da confiança”
. Além das questões técnicas e táticas, Mateus Fernandes abordou aspetos culturais e de balneário: “É uma língua que conhece, a cultura é praticamente a mesma, o balneário é um balneário fantástico também, o clube neste momento tem todas as condições para os jogadores. Eu disse-lhe, se tivesse mais essa oportunidade em cima da mesa, nem penso duas vezes. E agora está lá...”