Afonso Moreira: uma promissora carreira no Lyon

  1. Afonso Moreira joga no Lyon
  2. Jogo com a Chéquia a 18 de novembro
  3. Afonso deixou o Sporting no verão
  4. Orgulho de representar Portugal

Afonso Moreira, a jovem promessa do futebol português, está a passar por um momento notável na sua carreira ao serviço do Olympique Lyon. O jogador, que deixou o Sporting no verão passado, partilhou a sua satisfação com a atual fase da sua vida profissional. “É verdade que estou a viver um grande momento, estou muito feliz por conseguir manter a consistência. Realmente tenho sido alvo de alguns elogios, acho que é reflexo do meu trabalho e da equipa. Agora é virar a página e virar-me para a seleção, é aqui que está a minha cabeça”, afirmou Afonso.

As expetativas para o jogo com a Chéquia, que acontecerá no dia 18, são elevadas. Afonso destaca a força do coletivo da seleção de Sub-21: “Acho que até agora temos mostrado o nosso coletivo, tanto a nível ofensivo como defensivo. Temos noção que o jogo com a Chéquia vai ser de dificuldade acrescida, mas acho que temos tempo para trabalhar e temos tudo para fazermos um grande jogo.”

Refletindo sobre o presente

O atleta reflete sobre a importância de viver o presente e aproveitar as oportunidades que surgem: “Tento muito viver o dia a dia e o dia seguinte. Nunca pensei no que poderia ser ou não poderia ser. Claro que quando tens uma mudança, ambicionas sempre o melhor, mas acho que o essencial é viver um dia de cada vez e trabalhar à espera de oportunidades para quando elas surgirem estares preparado.”

A conexão com o treinador Paulo Fonseca é um aspecto importante para Afonso, que descreve a sua experiência: “É sempre um prazer trabalhar com um treinador como o Paulo, é alguém que me ajuda imenso. O facto de ele não poder estar presente no banco é uma questão de tempo, mas ele está sempre connosco, a ligação existe e ele ajuda sempre.”

Inspiração e camaradagem

O jovem jogador também se inspira em colegas de equipa que têm alcançado o sucesso, como João Neves. “Claro que o exemplo do João Neves é sempre um exemplo para nós e reforça as nossas expetativas de sermos um dia chamados, como aconteceu agora com o Carlos [Forbs]. Estamos muito felizes por ele. É o sonho de qualquer um de nós que está aqui um dia mais tarde fazer parte daquele grupo”, enfatizou Afonso.

Afonso não esconde o orgulho que sente ao representar Portugal, independentemente do escalão. “É sempre um orgulho representar Portugal, seja em que escalão for. Somos uma equipa, uma nação, é sempre muito importante estar neste contexto, é um orgulho extremo estar a representar Portugal. O Carlos está lá e saber que ele estava aqui e agora está lá, pode acontecer com qualquer um de nós. É gratificante ver o Carlos a atingir o sonho dele. Mandei-lhe uma mensagem de parabéns. Ele é muito meu amigo e estou muito feliz com ele.”, concluiu Afonso.