O Sporting Clube de Portugal aplicou um castigo de um mês de salários a Viktor Gyökeres na sequência da sua ausência injustificada dos trabalhos de pré-temporada da equipa. O avançado sueco era esperado no estágio que se iniciou a 12 de julho no Algarve, mas falhou o regresso a Portugal.
Enquanto as negociações entre o Arsenal e o Sporting continuavam, Gyökeres estava a descansar em Maiorca. O presidente da SAD leonina, Frederico Varandas, já havia garantido que o jogador seria penalizado com uma multa pesada
, que se concretizou agora com a retenção do salário do mês de julho, último da sua ligação contratual ao clube.
Consequências da falta de comparência
Frederico Varandas manteve-se inflexível e obrigou Gyökeres a abdicar do salário de julho na totalidade, num valor de 333 mil euros, devido ao incumprimento contratual. Com um salário bruto de 4 milhões de euros, cerca de 2 milhões líquidos, o avançado viu a sua penalização aplicar-se apesar de não ter comparecido aos trabalhos durante esse período. O Sporting recomeçou os treinos a 1 de julho, e Gyökeres deveria ter-se apresentado a 12 para viajar com a equipa, mas acabou por não o fazer, ficando sob disciplina do clube.
A situação não agradou a Varandas, que também demonstrou descontentamento com o comportamento do jogador nos últimos tempos. Em particular, o presidente mostrou-se incomodado ao ver Gyökeres a ser fotografado na praia em Maiorca quando deveria estar a treinar em Alcochete com os restantes colegas, mesmo tendo conhecimento das negociações em curso para a sua transferência para o Arsenal.
Transferência para o Arsenal
O goleador sueco é esperado em Londres a qualquer momento para reforçar o Arsenal, com o negócio fechado por 63,5 milhões de euros, acrescendo 10 milhões de euros em objetivos. Durante as duas temporadas que passou em Alvalade, Viktor Gyökeres foi uma peça-chave para o Sporting, contribuindo para a conquista de dois campeonatos e uma Taça de Portugal, ao marcar 97 golos em 102 jogos.
A saída de Gyökeres representa não só um desafio para o ataque do Sporting, mas também uma nova oportunidade para o jogador mostrar o seu valor na Premier League. A expectativa é alta, e os fãs aguardam ansiosamente pelo seu desempenho na nova equipa.