Se tem a ideia de que Viktor Gyokeres chegou ao topo com facilidade e relativamente cedo, desengane-se. O avançado sueco, que está prestes a mudar-se do Sporting para o Arsenal, teve numa academia secundária no panorama da Suécia até aos 15 anos, altura em que se mudou para o Brommapojkarna, da Suécia.
Erik Nathorst Windahl, diretor de formação do clube, falou sobre a chegada de Viktor Gyokeres ao emblema sueco e a forma como o ponta de lança cresceu até ser uma referência no futebol nórdico. “É muito raro que um jogador possa estar num clube mais pequeno [até essa idade] e depois ir para uma grande academia. Talvez ele tivesse sido ainda melhor se tivesse vindo para nós mais cedo do que veio. Mas, por outro lado, era o melhor marcador e recebia todos os passes quando jogava no seu clube”, começou por dizer Nathorst Windahl em declarações à BBC Sport.
Infância e Juventude
““Não consigo encontrar um jogador que esteja agora na nossa seleção ou no nosso clube que tenha estado tanto tempo num clube mais pequeno e depois tenha ido para uma academia, por isso é realmente único. Ele 'explodiu' tarde. Havia muitos rapazes nascidos em 1998 na Suécia que tinham um escalão superior ao dele””
, continuou.
““Jogou um ano na nossa academia antes de ir para a equipa principal, porque estava mentalmente preparado para jogar contra homens quando ainda era um rapaz. Quando veio para cá, era um bom avançado, mas quando saiu acho que tinha o pacote completo””
, acrescentou.
Carreira no Sporting
““Penso que o que vimos agora no Sporting é o que já o vimos fazer na Primeira e na Segunda Divisão do futebol sueco. O mais importante para Viktor é estar num clube onde seja titular em todos os jogos e onde possa ser Viktor Gyokeres e não apenas mais um jogador para impressionar o treinador””
, analisou.
““Não é uma questão de ego, de todo, mas penso que ele escolhe os clubes com base nessa estratégia. Por isso, quando foi para o Sporting, acho que pensou a 100% que ia ser a estrela””
, confessou o dirigente.
Transferência para o Arsenal
Gyokeres está prestes a completar a transferência para o Arsenal, tendo já autorização escrita por parte do Sporting para viajar para Londres, onde deverá aterrar ainda hoje para realizar os habituais exames médicos e assinar pelos gunners este sábado.
Além de Gyokeres, o Brommapojkarna é conhecido por ter formado várias 'fornadas' de qualidade no futebol sueco, como Dejan Kulusevski e ainda Lucas Bergvall, que estão ambos no Tottenham neste momento.
Outras Personalidades do Brommapojkarna
Sobre o médio sueco, não teve problemas em afirmar que pode jogar em qualquer clube do mundo. ““Lucas é o médio centro perfeito. Acho que ele pode jogar em qualquer clube do mundo, sem problemas. Acho que é o jogador sueco pelo qual os jovens rapazes da Suécia e Escandinávia se deviam guiar, porque ele vai ser o melhor. Ele consegue correr, rematar, passar e driblar. Não gosto da palavra talento, mas ele tem talento desde o dia em que nasceu””
, atirou.
Objetivos e Lucros
Os objetivos de Gyokeres que podem render mais 10 milhões ao Sporting incluem por cada 20 jogos com a camisola do Arsenal, com uma duração mínima de 45 minutos, o Sporting recebe 1,25 milhões de euros, até a um máximo de cinco milhões. Segue-se o objetivo que engloba golos e assistências e que pode ditar mais um milhão para os cofres dos leões.