Portugal avança aos quartos de final após goleada sobre a Geórgia

  1. Portugal vence a Geórgia 4-0
  2. Campeonato Europeu sub-21
  3. Primeiro lugar do Grupo C
  4. Próximo jogo no sábado

Portugal garantiu a sua passagem aos quartos de final do Campeonato Europeu de sub-21, após uma goleada convincente sobre a Geórgia por 4-0. O jogo, que encerrou a fase de grupos da competição, decorreu no Estádio Sihot, em Trencin, na Eslováquia. Este triunfo não apenas consolidou o primeiro lugar do Grupo C, como também sublinhou a força da equipa orientada por Rui Jorge, que terminou a fase de grupos com sete pontos, igualando-se à França, mas com um saldo de golos superior.

A Geórgia, desde o início da partida, viu-se em desvantagem, ao ter Odisharia expulso aos 5 minutos, deixando a equipa reduzida a 10 jogadores. Esta situação inicial facilitou a tarefa dos jovens lusos, que abriram o marcador aos 24 minutos, quando Rodrigo Pinheiro aproveitou um erro do guarda-redes georgiano, após assistência de Quenda, que teve uma atuação menos feliz ao longo do jogo.

Domínio Luso na Segunda Parte

A segunda parte trouxe mais emoções, com Portugal a controlar a partida e a aumentar a vantagem. Geovany Quenda, uma das estrelas da noite, marcou um belo golo aos 62 minutos, reafirmando o seu impacto na competição. Rodrigo Gomes, que já tinha ameaçado a baliza adversária ao atirar ao poste, fez o terceiro golo aos 87 minutos.

Para fechar a contagem, Henrique Araújo selou a vitória com um penálti no último minuto da partida, aos 90+5, colocando a cereja no topo do bolo e garantindo uma vitória convincente para os jovens lusos. A Geórgia, por outro lado, não conseguiu inverter o rumo da partida e terminou a fase de grupos com três derrotas em três jogos, o que resultou na eliminação da equipa.

Histórico e Desempenho Excepcional

Portugal, com 9 golos marcados e nenhum sofrido, alcançou a melhor fase de grupos da sua história nesta competição, destacando-se como uma das seleções mais fortes do torneio. Este movimento notável repetiu o pleno de vitórias conseguido anteriormente em 2021 e marca a passagem aos quartos de final pela quinta vez nos últimos nove torneios realizados.

A equipa das quinas já estava em posição vantajosa para a qualificação, partindo para este duelo como líder do grupo, após um empate com a França (0-0) e uma goleada sobre a Polónia (5-0). Com um desempenho impressionante, a selecção segue agora para o próximo desafio, agendado para sábado, onde enfrentará o segundo classificado do Grupo D.

Próximos Desafios

A batalha pela continuidade no torneio será contra um dos seguintes adversários: Ucrânia, Finlândia ou Países Baixos, que se definirão na próxima ronda do grupo. Este próximo jogo promete ser intenso e disputado, com a equipa portuguesa determinada em continuar a sua trajetória de sucesso no Campeonato Europeu de sub-21.

Noronha Lopes aposta em Tomás Amaral e Pedro Ferreira para o futebol do Benfica

  1. Tomás Amaral e Pedro Ferreira são os nomes escolhidos por João Noronha Lopes para reforçar o futebol do Benfica.
  2. Tomás Amaral regressa ao Seixal após experiência no Spartak Moscovo.
  3. Pedro Ferreira é atualmente chefe de recrutamento do Nottingham Forest.
  4. Nuno Gomes será o vice-presidente para o futebol e Vítor Paneira o diretor técnico.

Noronha Lopes critica ausência de Rui Costa após empate do Benfica

  1. Noronha Lopes critica a ausência de Rui Costa após o empate.
  2. «Nas últimas quatro semanas, o Benfica perdeu quatro finais e o presidente do Benfica, Rui Costa, desapareceu» - Noronha Lopes
  3. Benfica: Pior arranque de Bruno Lage no que toca a golos.
  4. «Não podemos ter um capitão que dá a cara e um presidente que se esconde» - Noronha Lopes

Análise do JOGO: Penálti polémico decide FC Porto-Nacional

  1. Penálti assinalado a favor do FC Porto foi considerado uma boa decisão por Jorge Coroado, José Leirós e Fortunato Azevedo.
  2. Jorge Coroado: «João Aurélio, de forma negligente, pisa o pé de Borja Sainz.»
  3. José Leirós: «Zé Vítor não jogou a bola e de forma ilegal, com braço e cotovelo nas costas de Samu, carregou e empurrou, derrubando-o.»
  4. Fortunato Azevedo considera que foi uma má decisão não assinalar penálti sobre Samu.

Carlos Vicens antevê jogo complicado frente ao Gil Vicente

  1. Carlos Vicens: “A equipa preparou-se, trabalhou duro e vamos tentar ganhar”
  2. Ricardo Horta é dúvida e fará um último teste no domingo
  3. Jogo: Sporting de Braga vs Gil Vicente no Estádio Municipal de Braga
  4. Árbitro: José Bessa (Associação de Futebol do Porto)